A+ / A-

Guterres a um passo de ser secretário-geral da ONU

05 out, 2016 - 16:31

Candidato português a secretário-geral da ONU não teve qualquer veto dos membros permanentes do Conselho de Segurança.

A+ / A-
Guterres a um passo de ser o próximo secretário-geral da ONU
Guterres a um passo de ser o próximo secretário-geral da ONU

Veja também:


O Conselho de Segurança das Nações Unidas considera que António Guterres é o melhor candidato para ser o próximo secretário-geral da ONU.

A informação foi avançada esta quarta-feira pelo embaixador da Rússia nas Nações Unidas, que se apresentou aos jornalistas juntamente com os outros embaixadores dos outros 14 membros do Conselho de Segurança.

“Estamos a assistir a um momento histórico, penso que nunca terá sido feito desta forma nas Nações Unidas antes. Tivemos hoje a sexta votação e foi muito importante para escolher o próximo secretário-geral e penso que tratámos a situação com grande responsabilidade", disse.

"Hoje, depois da sexta votação, temos um claro favorito e o seu nome é António Guterres e decidimos avançar para o voto formal amanhã às 10h00 e esperamos que seja feito por aclamação. Amanhã de manhã, o voto por aclamação, e o desejo de que o senhor Guterres cumpra bem as suas funções enquanto secretário-geral das Nações Unidos nos próximos cinco anos", disse Vitaly Churkin.

Foi uma atitude inédita esta de os embaixadores virem comunicar uma decisão unânime.

Os 15 voltam a reunir-se esta quinta-feira para formalizar e aclamar o nome de Guterres, cujo nome vai agora ser apresentado à Assembleia-geral das Nações Unidas, perante 193 países.

A embaixadora norte-americana, Samantha Power, considerou que todos os pontos do programa de António Guterres correspondiam aos desejos do Conselho de Segurança.

A vitória de Guterres desta quarta-feira foi a fundamental para a eleição, mas o candidato português já tinha vencido as cinco primeiras votações informais entre os 15 países do Conselho de Segurança.

Veja aqui a votação completa desta quarta-feira:

António Guterres: 13 votos a favor - 0 votos contra - 2 sem opinião

Miroslav Lajcak: 7-6-2

Vuk Jeremic: 7-6-2

Irina Bokova: 7-7-1

Helen Clark: 6-8-1

Susanna Malcorra: 5-7-3

Danilo Turk 5-8-2

Kristalina Georgieva: 5-8-2

Srgjan Kerim: 5-9-1

Natalia Gherman: 3-11-1

Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Seis momentos marcantes da "entrevista de emprego" de Guterres na ONU
Seis momentos marcantes da "entrevista de emprego" de Guterres na ONU
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé Brasileiro
    05 out, 2016 Braga 17:31
    Vou-me fartar de RIR Á GARGALHADA quando ele decrete aumentos dos impostos, para os europeus que trabalham, para que todos os africanos e asiáticos recebam o rendimento mínimo . Vai ser bonito ... vai ...

Destaques V+