Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

18 de maio. Dia Internacional e Noite dos Museus com centenas atividades em todo o país

15 mai, 2024 - 15:24 • Lusa

Segundo a Museus e Monumentos de Portugal, a entrada nos 38 museus, monumentos e palácios nacionais da sua tutela vai ser gratuita.

A+ / A-

Mais de 250 atividades, na maioria de acesso gratuito, vão assinalar o Dia Internacional e a Noite dos Museus, com concertos e visitas orientadas em dezenas de entidades pelo país, segundo a Museus e Monumentos de Portugal (MMP).

Celebrado tradicionalmente a 18 de maio, desde 1997, para reforçar os laços dos museus com a sociedade, através de várias atividades culturais, o dia internacional terá este ano como lema "Museus, Educação e Investigação", segundo o site do Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), promotor do evento a nível mundial.

Com base neste tema, a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal lançou o desafio aos 38 museus e monumentos nacionais, e aos 169 espaços museológicos que integram a Rede Portuguesa de Museus para se associarem a estas comemorações, promovendo dezenas de atividades em todo o país, incluindo várias atividades dedicadas a famílias.

Visitas guiadas e temáticas a exposições, às reservas de alguns museus, espetáculos de teatro, dança, circo e música, oficinas, palestras, entre outras iniciativas, na maioria gratuitas, para todos os públicos, compõem um programa geral que soma neste momento 258 atividades, envolvendo mais de sete dezenas de museus e monumentos de todo o território nacional, segundo um comunicado da MMP.

Este ano o Dia Internacional dos Museus coincide com a Noite Europeia dos Museus, criada em 2005, que permite aos visitantes usufruir destes espaços em período noturno, e participarem nas múltiplas atividades programadas, que podem ser consultadas aqui, em permanente atualização.

De acordo com a MMP, a entrada nos 38 museus, monumentos e palácios nacionais da sua tutela é gratuita.

A programação começa, nalguns espaços, já a partir de quinta-feira, nomeadamente em Braga, onde será possível fazer "Uma viagem sonora pela educação musical", um concerto/recital que associará a música ao espaço patrimonial, no Museu dos Biscainhos, e, no Porto, uma "Visita à noite e com lanternas!" é uma das propostas do Museu Nacional de Soares dos Reis. .

Ainda no Norte, no Mosteiro de Leça do Balio, sede da Fundação Livraria Lello, será exposta, pela primeira vez ao público, a obra "Descida da Cruz", do pintor português Domingos Sequeira (1768-1837), que seguirá para o Museu Nacional de Soares dos Reis, para exposição a partir de 1 de junho.

Gerardo Rodrigues ao piano marcará o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, e no Museu Nacional de Conímbriga decorrerá uma apresentação de comunicações no âmbito de trabalhos de mestrado e doutoramento desenvolvidos naquele museu. .

Em Coimbra, o museu municipal organiza a visita guiada dramatizada "O Guarda chaves sobe à Torre de Almedina", às 11h00, destinada ao público em geral e a crianças com mais de 6 anos, mediante inscrição prévia, segundo o programa geral.

No distrito de Leiria, o Mosteiro de Alcobaça irá apresentar um ateliê intitulado "Uma viagem pelo tempo: como é ser monge?", pelas 10h30, para dar a conhecer uma parte importante do monumento - o Scriptorium - onde os monges copistas produziam códices, os livros medievais.

Em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Antiga vai organizar, especialmente para famílias, uma visita-jogo relativa ao "Retrato de um artista: a arte de Domingos Sequeira", enquanto durante a Noite Europeia de Museus, às 21h30, no antigo ateliê do pintor José Malhoa, na Casa-Museu Anastácio Gonçalves, decorrerá "Uma soirée musical e literária do início do século XX", pelo Movimento Patrimonial para a Música Portuguesa.

Ainda na capital, o Museu Nacional de Etnologia vai organizar visitas guiadas às "Galerias da Amazónia", entre as 19h00 e as 20h:00, em cujas reservas visitáveis, o público em geral tem acesso às coleções relativas às culturas amazónicas com mais de 1.700 objetos que as constituem, representando um total de 37 povos indígenas.

Por seu turno, o Museu Rainha D. Leonor, em Beja, organizará o "Museu na Rua" através de oficinas e, no Funchal, no Museu Quinta das Cruzes, terá lugar um baile oitocentista.

A MMP sublinha, no comunicado, que a edição deste ano do Dia Internacional dos Museus destaca o seu "papel fundamental na educação e na investigação, sublinhando a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas, que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural".

Anualmente, mais de 40 mil museus de todo o mundo participaram no Dia Internacional dos Museus, segundo o ICOM, organizando programações que envolvem, entre outras, visitas guiadas, lançamento de livros, recriações históricas e conferências.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+