Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​A SEMANA DE NUNO BOTELHO

"Novo Governo vai ser mais político do que técnico”

23 mar, 2024 - 11:00 • Hugo Monteiro

O presidente da Associação Comercial do Porto antevê que "o novo Governo vai ser mais político do que técnico”, mas não deixa de acreditar que Luís Montenegro “terá a capacidade de mobilização” de nomes fora da esfera política, numa altura em que é “cada vez mais difícil atrair bons quadros para os governos”.

A+ / A-
Nuno Botelho. "Novo Governo vai ser mais político do que técnico”

O presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, antevê que "o novo Governo vai ser mais político do que técnico”, com nomes como os de “Pedro Duarte, Leitão Amaro e, eventualmente, Paulo Rangel”.

No seu espaço semanal de opinião na Renascença, Nuno Botelho aponta ser este “o núcleo duro de Luís Montenegro”, ou seja, “pessoas muito ligadas ao PSD” e que estarão num Governo da AD. “São nomes mais ou menos incontornáveis”, enfatiza.

“Mais difícil” será "adivinhar ou especular sobre os nomes” que surgirão “fora da esfera partidária”.

“Desse ponto de vista, acho que se reserva algum grau de surpresa por parte do novo primeiro-ministro. Estou em crer que ele terá essa capacidade de mobilização, numa altura em que é cada vez mais difícil atrair bons quadros para os governos e para o serviço público ou para a causa pública”, sublinha Nuno Botelho.

“O facto de toda a gente vaticinar uma vida curta para este Governo pode também ser interessante para algumas pessoas que têm vidas para além da política. Pode ser interessante para verem também nisto uma ida rápida ao Governo para retomarem, depois e também rapidamente, as suas vidas. Ou seja, nem tudo é mau. Temos que ver também, às vezes, o copo meio cheio. Nem sempre o copo está meio vazio”, explica o presidente da Associação Comercial do Porto.

Retificativo é “balão de oxigénio” para início de mandato “auspicioso”

Nuno Botelho considera que o Orçamento retificativo é indispensável "tendo em conta as promessas que foram sendo feitas ao longo da campanha quer pela AD, quer pelo próprio Partido Socialista”.

"Temos aqui um início de mandato para a AD e para Luís Montenegro muito auspicioso”, antevê o presidente da Associação Comercial do Porto.

"O retificativo é uma necessidade, mas pode ser também um balão de oxigénio interessante” para aquilo que “pode ser um estado de graça muito importante”, conclui.

Norte da semana

Travagem no aumento do desemprego: “Em fevereiro, pela primeira vez nos últimos oito meses, o desemprego em Portugal baixou. Foi um recuo de 1,2% no número de inscritos no centro de emprego. Isso são boas notícias. Não podemos dizer que é uma inversão da tendência dos últimos meses, mas é um dado positivo e que se espera que possa prosseguir para que, de facto, as previsões mais pessimistas deste ano não se confirmem. São boas notícias.”

Desnorte da semana

Declarações de Trump: “Donald Trump ameaçou com um banho de sangue por todo o país caso não ganhe as eleições de novembro. Esta foi, de facto, a afirmação mais grave de um conjunto de ofensas gratuitas e que incluíram chamar a Biden de Presidente estúpido ou dizer que quem atravessava a fronteira do México para os Estados Unidos não são pessoas, mas animais. Não é a primeira vez que Trump recorre a este baixo nível de linguagem. É até uma incitação velada à violência. Não deixa de ser chocante e triste ver a maior democracia do mundo sujeita a este espetáculo."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+