Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Garante Cimeira dos Presidentes

Clubes portugueses “não vão ser prejudicados” no novo modelo dos quadros competitivos

27 mar, 2024 - 16:10

Reunião em Coimbra demonstrou ainda “uma clara preocupação quanto aos desafios que enfrentará no próximo quadriénio, considerando os novos ciclos governamentais e desportivos que se avizinham”.

A+ / A-

A Cimeira dos Presidentes garante que os clubes portugueses “não vão ser prejudicados financeiramente no novo modelo de distribuição com a reformulação dos quadros competitivos pós-2024”.

A ideia é proporcionar “estabilidade e segurança financeira para o desenvolvimento do futebol nacional”.

Defendem “as provas domésticas e uma calendarização equilibrada em relação às competições europeias”.

Os líderes dos clubes e SADs da I e II Liga, reunidos em Coimbra, consideraram ainda “crucial que os principais 'stakeholders' do Futebol Europeu estejam unidos contra a ameaça representada pela ideia de criação da Superliga, defendendo assim a integridade das competições tradicionais e o equilíbrio competitivo em toda a Europa”.

Na reunião participaram também o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, e o presidente da ECA, Nasser Al-Khelaifi, ambos através de vídeo, mas também o presidente da Federação de Futebol, Fernando Gomes, e o diretor de Competições da UEFA, Tobias Hedtstück.

Os clubes demonstraram ainda “uma clara preocupação quanto aos desafios que enfrentará no próximo quadriénio, considerando os novos ciclos governamentais e desportivos que se avizinham”.

“O foco está em temas essenciais como a Centralização dos Direitos Audiovisuais, a redução dos Custos de Contexto, a melhoria das Infraestruturas, a Lei contra a violência no Desporto e a potenciação do nosso Futebol através do Mundial 2030”.

A próxima Cimeira de Presidentes vai decorrer em setembro de 2024.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+