A+ / A-

Dados de saúde dos portugueses vão passar a estar disponíveis em toda a União Europeia

24 abr, 2024 - 11:14 • Olímpia Mairos

O projeto é votado esta quarta-feira no Parlamento Europeu. A cada utente cabe o direito de escolher que informações partilhar com os profissionais de saúde.

A+ / A-

Os dados de saúde dos portugueses, e de todos os cidadãos europeus, vão passar a estar disponíveis, de forma imediata e traduzida, para todos os profissionais de saúde da União Europeia.

A medida é votada, esta quarta-feira no Parlamento Europeu (PE) e apesar de entrar em vigor este ano, só será aplicável em 2026.

De acordo com o Jornal de Notícias, é expectável que, em 2030, os registos de mais de 450 milhões de europeus façam parte de uma base de dados utilizada para investigação científica, ressaltando, no entanto, que cada pessoa decidirá que informações pretende partilhar com os profissionais de saúde, podendo omitir informação, sem que tal seja percetível.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+