Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aumento de carros na estrada? A "culpa" é da pandemia

28 mar, 2024 - 14:25 • Ana Fernandes Silva

Engenheiro de mobilidade considera que os anos de pandemia e a falta de resposta na rede de transportes públicos levaram ao aumento do tráfego automóvel.

A+ / A-

A pandemia e a falta de resposta na rede de transportes públicos levaram ao aumento do tráfego automóvel, considera o engenheiro de mobilidade Mário Alves.

À Renascença, o membro da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados diz que "as pessoas mudaram muito os seus hábitos de deslocação desde a pandemia".

"Muitas pessoas compraram carros em segunda mão para evitar os transportes públicos, depois habituam-se. O carro tem algumas vantagens, é confortável", entende.

Mário Alves acredita que "a grande disrupção na rede de transportes públicos" foi também um dos fatores que levou as pessoas a recorrerem ao transporte próprio.

Numa análise aos dados do Instituto da Mobilidade e Transportes, citados esta quinta-feira pelo jornal Público - que revelam que. em 2023 houve, em Portugal, um aumento de mais de 8% do tráfego automóvel nas autoestradas em comparação com 2022 -, Mário Alves defende que "este tipo de tendências têm alguma dificuldade em ser revertidas".

"Uma vez que as pessoas têm hábitos de mobilidade, são difíceis de reverter". No entanto, o engenheiro defende "a redução do estacionamento nos centros das cidades, algo que as cidades europeias estão a fazer muito".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+