A+ / A-

​Jogo Duplo. Três arguidos em prisão preventiva

17 mai, 2016 - 23:20

A juíza decidiu aplicar a medida de coacção mais pesada ao jogador Diego Tavares, do Oriental, o empresário Gustavo Oliveira e Carlos Silva, conhecido como “Aranha” e com ligações a uma claque de futebol.

A+ / A-

Três dos 15 arguidos do processo “Jogo Duplo” vão ficar a aguardar o desenrolar do processo em prisão preventiva. A juíza decidiu aplicar a medida de coacção mais pesada ao jogador Diego Tavares, do Oriental, o empresário Gustavo Oliveira e Carlos Silva, conhecido como “Aranha” e com ligações a uma claque de futebol.

Os restantes arguidos, entre os quais jogadores do Oriental, da Oliveirense e dirigentes do Leixões, ficam em liberdade, com termo de identidade e residência (TIR) e impedidos de contactar entre si.

Além do TIR, o presidente do Leixões, Carlos Oliveira, e o secretário técnico, Nuno Silva, ficam suspensos de funções no clube nortenho.

Em causa neste processo está a alegada viciação de resultados desportivos de equipas de futebol da II Liga portuguesa.

As medidas de coacção foram conhecidas esta terça-feira, no final de um dia de interrogatórios no Tribunal de Instrução Criminal, no Campus de Justiça, em Lisboa.

Aquela juíza de instrução criminal ordenou ainda que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional fosse notificada da decisão, com vista à instauração de eventuais processos disciplinares.

As detenções pela Polícia Judiciária ocorreram no sábado. Num comunicado divulgado nesse dia, a Procuradoria-Geral da República (PGR) explicava que neste processo investigam-se "factos susceptíveis de integrarem crimes de corrupção passiva e activa na actividade desportiva", envolvendo como suspeitos "dirigentes e jogadores de futebol" e outros com "ligações ao negócio das apostas desportivas".

Os 15 elementos são suspeitos de "manipulação de resultados de jogos da II Liga de futebol, com recurso ao aliciamento de jogadores", esclarece ainda a nota da PGR.

A operação 'Jogo Duplo' resultou nas detenções de quatro futebolistas do Oriental (João Pedro, André Almeida, Rafael Veloso e Diego Tavares), outros tantos da Oliveirense (Luís Martins, Pedro Oliveira, Ansumane e Hélder Godinho) e mais dois que alinharam na equipa de Oliveira de Azeméis esta época (Moedas e João Carela), agora no Estarreja.

O presidente da SAD do Leixões, Carlos Oliveira, e o director-desportivo, Nuno Silva, o ex-futebolista Rui Dolores, assim como os empresários Carlos Daniel, conhecido como 'Aranha' e com ligações aos SuperDragões, claque do FC Porto, e Gustavo Oliveira, também foram detidos.

A operação “Jogo Duplo” realizou buscas em 30 locais e envolveu mais de 70 inspectores e as detenções aconteceram depois dos jogos da última jornada da II Liga.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sa dias
    18 mai, 2016 lisboa 10:29
    BEM AJA, SRª MAGISTRADA, É NECESSÁRIO QUE ESTA GENTE DO FUTEBOL, NÃO VIVAM NUM MUNDO Á PARTE
  • Cruz
    18 mai, 2016 Porto 07:42
    Em relação ao jogo duplo entendo que os responsáveis devem ser punidos, mas não prejudiquem os clubes e seus sócios e simpatizantes que nada fizeram nem tem culpa das pessoas serem corruptas. Penso também que pela forma como jogaram algumas equipas na parte final do campeonato da liga sagres devem ser investigados. Porque não acredito que a corrupção exista apenas na segunda Liga,
  • Pela verdade desport
    18 mai, 2016 Olhão 04:20
    Afinal lá para o Norte nem tudo são rosas.
  • Maria M.
    18 mai, 2016 Vila Real 01:51
    Ficam presos por nada. O Salgado roubou muitíssimo mais e está em casa, no bem bom, com polícia à porta. .(
  • Aranhico
    18 mai, 2016 Norte 01:21
    Noticias com "pormenores" ocultados...
  • João Rendeiro
    18 mai, 2016 Vila Real 00:38
    O suspeito "Aranha" que ficou em prisão preventiva, pertence à claque Super Dragões.
  • Antonio Rodrigues
    18 mai, 2016 Viseu 00:05
    Acho uma piada a esta noticia: sr jornalista, porque não diz logo que pertence à claque do FCP? Isso é só respeito ? Não é medo, do seu clube ?

Destaques V+