Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurogrupo. Centeno vai a uma segunda volta, candidata da Letónia fora da corrida

04 dez, 2017 - 15:22

Mário Centeno disputa a segunda volta com Pierre Gramegna (Luxemburgo) e Peter Kazimir (Eslováquia).

A+ / A-

Nenhum candidato a presidente do Eurogrupo conseguiu os 10 votos necessários para ser eleito à primeira volta. A corrida, na qual participa o ministro português Mário Centeno, já tem menos um candidato: a ministro das Finanças da Letónia, Dana Reizniece-Ozola, por desistência, confirmou a Renascença, em Bruxelas.

Mário Centeno disputa a segunda volta com Pierre Gramegna (Luxemburgo) e Peter Kazimir (Eslováquia).

De acordo com a agenda de trabalhos da reunião do fórum de ministros das Finanças da zona euro, que teve início às 13h00 locais (12h00 de Lisboa), o processo de eleição ocorreria no final da primeira ronda de trabalhos (e antes de uma reunião alargada a 27 para preparar a "Cimeira do Euro" que se realiza em Dezembro), devendo então o vencedor ser conhecido antes das 18h00 locais (17h00 de Lisboa), hora marcada para o arranque da segunda parte da reunião.

Fontes europeias indicaram que, cerca das 15h45 locais (14h45 de Lisboa), já se chegou à eleição do sucessor de Jeroen Dijsselbloem na ordem de trabalhos, com as intervenções dos quatro candidatos - Mário Centeno, Pierre Gramegna (Luxemburgo), Peter Kazimir (Eslováquia) e Dana Reizniece-Ozola (Letónia) - para apresentação das suas prioridades, a que se seguiu a votação.

A eleição do novo presidente do Eurogrupo não corre o risco de ser decidida por sorteio, mesmo que persista um empate, como aconteceu com a relocalização das duas agências que deixam o Reino Unido, estando prevista a realização de quantas voltas forem necessárias até um dos quatro candidatos alcançar uma maioria simples (ou seja, pelo menos 10 votos entre os 19 membros da área do euro).

À entrada para a reunião desta segunda-feira, Centeno afirmou que o objectivo para a eleição do novo presidente "é obviamente ganhar", e se possível à primeira volta.

Questionado sobre se conta triunfar logo na primeira volta da votação, sorriu, admitiu que "seria um bom resultado", e comentou que "qualquer candidato que seja eleito à primeira volta num processo destes tem obviamente uma posição se calhar reforçada".

O deslize de Dijsselbloem: "Sou presidente até dia 12 de Janeiro e Centeno a 13"
O deslize de Dijsselbloem: "Sou presidente até dia 12 de Janeiro e Centeno a 13"
Receita de Centeno para o Eurogrupo? Consensos, consensos, consensos, consensos, consensos. E consensos
Receita de Centeno para o Eurogrupo? Consensos, consensos, consensos, consensos, consensos. E consensos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+