A+ / A-

PSD pede cancelamento de "encenação vergonhosa" de perguntas de cidadãos

25 nov, 2017 - 14:21

Jornal “Sol” diz que cidadãos vão ser pagos para participar num programa que termina com uma sessão de perguntas ao Governo.

A+ / A-

O deputado do PSD Luís Montenegro desafiou este sábado o primeiro-ministro a cancelar a sessão de perguntas feitas por cidadãos pagos, prevista para domingo no Conselho de Ministros extraordinário, que considerou "imoral, indigna e de uma ligeireza total".

"Lanço um desafio muito direto ao primeiro-ministro e que deve ter uma resposta muito prática: que cancele esta sessão, esta encenação vergonhosa", declarou o social-democrata, em declarações à Lusa.

O jornal “Sol” noticiou este sábado que o Governo de António Costa vai pagar 36.750 euros a um grupo de 50 cidadãos, que vão participar num estudo na Universidade de Aveiro e depois irão fazer perguntas ao executivo. Cada cidadão recebe um pagamento de 200 euros, ou mais, além de ter as despesas de deslocação e alimentação asseguradas.

A iniciativa ocorre no âmbito do Conselho de Ministros extraordinário que se realiza este domingo para assinalar os dois anos do Governo.

Luís Montenegro sublinhou que está em causa "uma reunião formal de um órgão de soberania, não uma ação partidária ou de alguma associação".

O deputado do PSD considera que a sessão é "imoral, porque se está a condicionar, para não dizer comprar, a opinião pública; indigna, porque envolve a realização de um Conselho de Ministros nesta operação, e de uma ligeireza total, porque o Governo assume que os contribuintes pagam".

O anterior líder da bancada parlamentar do PSD disse acreditar que o executivo socialista vai "ter a sobriedade e a decência de não condescender com a realização desta sessão".

Mas, caso o Governo a mantenha, "o país fica ainda mais elucidado sobre o que são as intenções destes governantes, que preferem manter este teatro mediatizado", afirmou Montenegro.

O social-democrata comentou que este tipo de actuação "é uma forma de estar que já não é nova" e "deve ser inspirada na universidade do engenheiro Sócrates, de que António Costa era discípulo, que contratava meninos para mostrar computadores".

Já no atual executivo, quando ocorreram os incêndios de Pedrógão Grande, em junho, o primeiro-ministro "em vez de estar preocupado" com a situação, "criou um 'focus group'" para avaliar a popularidade, afirmou Luís Montenegro.

De acordo com o jornal Sol, o gabinete de Costa afirmou que foi pedida à Universidade de Aveiro "a elaboração de um estudo quantitativo, elaborado pelo professor Carlos Jalali, que aborda [...] o cumprimento das promessas por parte deste Governo e as preocupações que os inquiridos identificam como prioritárias para o futuro".

Coube à empresa Aximage a "definição técnica para a constituição de uma amostra adequada" e o "recrutamento dos participantes", incluindo "a gestão das deslocações [...]" e dos atos relacionados com transporte, alojamento e refeições", de acordo com a mesma fonte do Governo.

O Governo, citado pelo semanário, disse ser alheio aos termos da seleção e recrutamento dos participantes.

Segundo o contrato de adjudicação direita, disponibilizado esta sexta-feira no portal Base.com, trata-se de uma "aquisição de serviços de recrutamento de participantes para integrar um estudo quantitativo e uma sessão pública no âmbito da iniciativa de avaliação do segundo ano em funções do XXI Governo Constitucional", acrescenta o “Sol”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • r
    27 nov, 2017 00:06
    Estes tipos do PPD só sabem dizer mal. Nem uma idéia positiva para o bem do país. Já enjoa.
  • Monte Negro
    26 nov, 2017 port 13:50
    É um nojo!...intriguista do pior!
  • Rui
    26 nov, 2017 Lisboa 13:36
    Calma a maioria dos comentadores andam a querer dizer que os números da economia desemprego contas públicas etc deve se ao assalto ao poder por parte do BE e PCP nesse caso foi pena não ter sido à mais tempo
  • A RR
    26 nov, 2017 lx 13:36
    também é accionista do pasquim Sol?
  • uma encenação
    25 nov, 2017 lis 21:54
    é o que andam a fazer PSDs e CDSs por nada mais terem a a presentar ao país e a propor com credibilidade! Cambada de intriguistas oportunistas, que só vêem o seus interesses partidários e é o vale tudo para tomarem o poder! Nojentos!
  • LAMENTÁVEL!!!
    25 nov, 2017 GODIM 20:28
    Ora cá está a geringonça no seu melhor!!!!! E que é feito dos geringonços da Catarina Martins e Jerónimo de Sousa? Não dizem nada? Isto é que mesmo uma pouca VERGONHA!!!
  • aldrabões
    25 nov, 2017 lx 17:38
    Aproveitam uma fake news de um pasquim solarento ao serviço das orças mais direitalhas, mas que só emite raios de manipulação e vão na onda da chicana politica! É este PSD o maior partido da oposição? Isto não passa de um bando de associados que se aproveita da politiquice mais rasteira que há!
  • Jose
    25 nov, 2017 Carcavelos 17:19
    Será que este sr. está desmemoriado, ou está a fazer o povo de estupidos? tenha vergonha retirasse!
  • Rosa Maria
    25 nov, 2017 Lisboa 16:47
    Hoje é que deviam comemorar o derrube da tentativa golpista de implantar o comunismo em Portugal.Como estamos com governo de pendor socialista/comunista a data é para esquecer.Pobre comunicação social e alguma sociedade rendida não comemora nem quer lembrar. Povo sem memória não é povo que forma uma Nação.É algo que não tem nome.Nas ditaduras é assim.
  • atila
    25 nov, 2017 sagres 16:37
    Para onde é que foram os apoiantes e simpatizantes do anterior regime? Para o PSD concerteza! Os fascistas do PSD, sim os fascistas do PSD continuam ressabiados!!!

Destaques V+