Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vieira da Silva. Fim dos duodécimos veio “repor a normalidade"

24 nov, 2017 - 21:12

Governante confirma que a nova lei entra em vigor em 2018 por proposta do PCP.

A+ / A-

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, diz que o fim dos duodécimos nos subsídios de Natal e de férias no sector privado veio, "e bem", repor a normalidade.

"A lei é clara e fixa que todos os trabalhadores têm direito a receber subsídio de Natal e subsídio de férias. Excepcionalmente, durante um período, isso não aconteceu da forma como a lei estipula", afirmou Vieira da Silva, à saída da reunião da Concertação Social.

"A excepção era acabar com o pagamento na altura do Natal e o que a Assembleia da República decidiu e, a meu ver, bem, foi repor a normalidade", acrescentou.

O Parlamento aprovou na quinta-feira uma proposta do PCP durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado que põe fim à opção de os trabalhadores do privado receberem metade dos subsídios em duodécimos.

À entrada da reunião da Concertação Social, o presidente da CIP, António Saraiva, considerou que a medida vai "perturbar a vida das empresas" ao nível administrativo e de tesouraria e que passa "um atestado" aos trabalhadores.

O presidente da CIP afirmou que o fim da opção de duodécimos no privado "é uma medida de tique ideológico", considerando que o Governo "está refém dos partidos de esquerda quando devia atender à viabilidade do país".

Para o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, a questão dos duodécimos "não é muito importante", mas defendeu que "pagar por inteiro sempre foi mais favorável" para as empresas que representa.

Do lado das centrais sindicais, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou positiva a medida aprovada no Parlamento, lembrando que a intersindical sempre defendeu a reposição do pagamento por inteiro dos subsídios de férias e de Natal.

"Fica assim mais claro o esbulho a que os trabalhadores foram sujeitos", disse Arménio Carlos, referindo-se ao "aumento brutal de impostos" e reduções salariais durante os anos da 'troika'.

O dirigente da UGT, Sérgio Monte, defendeu que os subsídios devem ser pagos consoante o que está fixado nas convenções colectivas e que os trabalhadores devem poder optar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • verdade
    25 nov, 2017 aveiro 12:03
    Esta forma para mim é o fim em si mesmo ou são subsídios ou é aumento de ordenado entendo desta forma. Pois alguns comentários é para ser duodécimos, não deve ser quem recebe o salário mínimo que dez euros por mês seja diferencial para a sua gestão de conta, para quem não recebe o salário mínimo deve valorizar as suas valências e lutar por aumento de ordenado. Pois para os arautos demagogos o que querem é confundir o mísero duodécimo e fundir ordenado sem escala em percentagem com o subsídio e dentro de duas gerações já ninguém se lembra o que está incorporado e dessa forma já não há subsídios nem duodécimos. Também não queriam acabar com os feriados em nome de quê. Você tem razão.
  • 24 nov, 2017 23:26
    Acabar com os duodécimos é passar um atestado de incompetência às pessoas pela gestão do seu dinheiro.

Destaques V+