Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zimbabué. Partido não vai agir judicialmente contra Mugabe

23 nov, 2017 - 22:09

ZANU-PF garante que “a sua condição de herói do país está assegurada".

A+ / A-

A União Nacional Africana do Zimbabué-Frente Patriótica (ZANU-PF) garante que não agirá judicialmente contra o ex-Presidente Robert Mugabe, forçado a demitir-se, sob forte pressão do Exército, após 37 anos no poder.

Um responsável da ZANU-PF, Lovemore Matuke, afirmou que agir judicialmente contra Robert Mugabe nunca fez parte do plano para remover o Presidente do poder e assegurou que os funcionários do partido deram garantias a Mugabe de que não seria processado.

Matuke afirmou que Mugabe, que se encontra em Harare com a mulher, Grace, "está seguro, a sua família está segura e a sua condição de herói do país está assegurada".

"Tudo o que nós queríamos é que ele se demitisse ou enfrentasse um 'impeachment'", acrescentou.

Emmerson Mnangagwa é empossado na sexta-feira chefe de Estado do Zimbabué, três dias após a demissão histórica de Robert Mugabe, afastado na noite de 14 para 15 de Novembro num golpe dos militares, que se opunham à chegada ao poder de Grace Mugabe e pressionado também pelo seu partido e pelo povo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+