Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Árbitros apitam no fim-de-semana, mas entregam dispensa e sério aviso para daqui a 20 dias

23 nov, 2017 - 00:41

A APAF deixa claro que, a não ser que haja mudanças radicais durante esse período de 20 dias, os árbitros não apitarão no fim desse prazo.

A+ / A-

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) anunciou, esta quarta-feira, que os árbitros recuaram na decisão de não apitar no fim-de-semana. Ainda assim, daqui a 20 dias, poderão mesmo não apitar.

Os árbitros estiveram com o Conselho de Arbitragem (CA), após quase a totalidade dos juízes de primeira categoria terem pedido dispensa para o fim-de-semana, devido ao clima hostil em volta da arbitragem.

Em comunicado, a APAF revelou que os homens do apito recuaram no que toca ao fim-de-semana, no entanto, entregaram ao CA o pedido de dispensas no prazo regulamentar, taxado em 20 dias. Algo que não sucedera, em relação à 12.ª jornada do campeonato.

"A ausência dos árbitros nas competições profissionais será efectiva" daqui a 20 dias, sublinha a APAF, caso não se verifiquem "total ausência de insinuações, da parte de clubes e agentes desportivos, que coloquem em causa a honra e o bom nome dos árbitros".

A APAF esclarece que, "por clubes e agentes desportivos, entendem-se os seus dirigentes, treinadores, jogadores e demais funcionários, os meios de comunicação próprios e aqueles que promovem nas redes sociais" e explica, para que não haja confusão:

"O período de 20 dias com total ausência de insinuações deve abranger todas estas pessoas e meios. Para que não restem dúvidas, entendemos por insinuações: acusar os árbitros de errarem de forma propositada; acusar árbitros de prejudicarem sempre o mesmo clube; referirem-se, directa ou indirectamente, a qualquer ato não provado de corrupção; aplicar aos árbitros, de forma directa ou indirecta, expressões como 'polvo', 'padre', 'diácono' ou 'apito dourado', entre outras infelizmente utilizadas por diversos clubes já esta época."

A APAD exige, ainda, durante os 20 dias, reuniões do organismo e cinco árbitros com o presidente, Pedro Proença, e direcção da Liga, "com o objectivo de definir e aprovar um corpo regulamentar que reforce a punição de quem não cumpre as normas éticas e disciplinares a que estão obrigados todos os agentes", sempre dentro do referido prazo e "submetido a Assembleia Geral da Liga até 31 de Dezembro de 2017".

Os árbitros, frisa o comunicado, "já não estão disponíveis para continuar a ser os únicos agentes do universo do futebol profissional com bom senso" e é deixada uma garantia: "Se muita coisa não mudar nos próximos 20 dias, os árbitros não continuarão disponíveis para aceitar que a sua honra e bom nome continuem a ser sistematicamente postos em causa."

"Nesse sentido, a APAF e os árbitros resolveram criar um gabinete jurídico específico, destinado a acompanhar e analisar todas as declarações públicas nos diversos órgãos de Comunicação Social, de forma a responsabilizar civil e criminalmente toda e qualquer pessoa que coloque em causa a honra e o bom nome de qualquer agente da arbitragem", pode ler-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DesPortista
    23 nov, 2017 Porto 23:12
    Paula Cunha Antes do "polvo" do..... lembre-se do "polvo" do..... Costuma-se só olhar para os outros mas em 1º devemos olhar para o que se passa na nossa casa. Entendeu. bem se não entendeu talvez com um "mail" entenda.
  • antonio pereira
    23 nov, 2017 lisboa 16:53
    5 derrotas, doze golos sofridos um marcado, ZERO pontos. Este é o desígnio do benfica do ponte 1. A pior equipe da champions. E a culpa é dos melhores árbitros internacionais. Já não os podem levar para a noite em Lisboa.........
  • Cândido Borges
    23 nov, 2017 Chaves 16:02
    Oh Vai la Vai, essa do Benfica ter de jogar domingo após domingo contra 2 adversários, é demais, devia dar para rir ás gargalhadas, mas só não o faço porque lamento que haja pessoas como tu com tanto fanatismo, tanta cegueira, que não vêem nada á frente do nariz...... é caso para perguntar: não vos chegou o colinho dos ultimos 4 anos ????? ainda quereis mais mama ?????? irra !!! acho que já é tempo de não roubarem mais os clubes que defrontam o Benfica, esses sim, é que têm jogado sempre contra 2 adversários.... só os cegos é que não vêem
  • EDUARDO SEARA
    23 nov, 2017 BRAGA 15:56
    Oh VAI LA VAI do ALENTEJO: Já todos sabemos que para os benfiquistas, os únicos árbitros bons são os que dão colinho, os padres dos emails....... sem eles, não jogam nada, veja-se o exemplo da Champions, 5 jogos = 5 derrotas, uma vergonha......a diferença que faz ter colinho em Portugal e não ter na Champions.......
  • Vai la vai
    23 nov, 2017 Alentejo 14:47
    Estes árbitros não fazem falta nenhuma ao futebol português. Podem deixar de apitar para sempre. O Benfica domingo após domingo tem que jogar contra 2 adversários. O que tem em frente e que dita o calendário e ainda a equipa de arbitragem incluindo o VAR. Somos Tetra vencendo tudo e todos . Vencendo 2 adversarios por jornada. Investiguem tudo: mails, e o apito dourado 2 até ao fim.. No fim veremos quem são os mafiosos.E vamos ver se desta vez não fogem para a galiza
  • antonio castro
    23 nov, 2017 SÃO JOÃO DA MADEIRA 14:46
    Acabou o colinho e os árbitros e o benfica estão desesperados. Os últimos 4 anos foi um farrabodó. Agora com a verdade se descobriu estão todos ressabiados. Analisem só os penaltis e expulsões do benfica na liga dos campeões e na liga portuguesa nos últimos 4 anos de Victor Pereira. A luz está a arder com o fogo que estes criaram. Agora só espero JUSTIÇA:
  • Nhecos
    23 nov, 2017 Nhecolandia 12:39
    Mas está tudo com tiques de galinha tonta. Ou estão possuidos pelas ventosas. Vamos por partes: 1. "homens do apito recuaram no que toca ao fim-de-semana, no entanto, entregaram ao CA o pedido de dispensas no prazo regulamentar, taxado em 20 dias. Algo que não sucedera, em relação à 12.ª jornada do campeonato" - ENTÃO-os homens do apito não recuaram, apenas entregaram um pedido de dispensas que necessita de 20 dias (só espero que haja substituições de padres por arbitros a sério). 2. "total ausência de insinuações, da parte de clubes e agentes desportivos, que coloquem em causa a honra e o bom nome dos árbitros" - A honra e o bom nome dos arbitros é posta em causa pelo que os padres fazem dentro das quatro linhas, quando apitam em função das cores das camisolas. As insinuações por parte dos clubes vem depois dessas deploraveis demonstrações de apito que dão campeonatos, assim como os tiram. Só para exemplificar ficam as missas da ultima eliminatória da taça de Portugal. 3. "já não estão disponíveis para continuar a ser os únicos agentes do universo do futebol profissional com bom senso" - Pois não, penas continuam a ser os unicos agentes que dão ou tiram Campeonatos e taças. CONCLUINDO - São a causa do problema, mas querem continuar a ser a causa do problema, nem que tenham de recorrer à censura. Eu se tivesse no lugar deles pedia prisão no Tarrafal, para todos os que falarem em e-mails, classificações, observações, observadores, delegados, VOUCHERS, etc...
  • FM.
    23 nov, 2017 GAIA 11:57
    Estes individuos querem a censura em Portugal.?QUEM SÃO PARA PEDIREM DISPENSA?PELO MENOS OS TAIS PADRES,SE NÃO APITAREM,PASSAM A SER SEM-ABRIGO,PORQUE A FAZEREM GREVE DEIXAM DE GANHAR CENTENAS DE EUROS MÊS.TENHAM JUIZO E SEJAM HONESTOS PORQUE SÃO PAGOS PARA ISSO.É NECESSÁRIO PUNIR O CLUBE E OS ÁRBITROS CÚMPLICES DOS EMAILS.FAÇA-SE JUSTIÇA E CASTIGUE-SE OS CULPADOS DESTE POLVO-VERMELHO.VOU TELEFONAR PARA A LINHA BENFICA INFORMANDO O SNR.VIEIRA QUE OS EMAILS,O MINISTRO,OS PADRES E AS MISSAS DEVEM ACABAR,PARA QUE HAJA VERDADE DESPORTIVA.AFINAL, O NOVO APITO É ,NOVAMENTE ENCARNADO.
  • FM.
    23 nov, 2017 GAIA 11:49
    Estes individuos querem a censura em Portugal.?QUEM SÃO PARA PEDIREM DISPENSA?PELO MENOS OS TAIS PADRES,SE NÃO APITAREM,PASSAM A SER SEM-ABRIGO,PORQUE A FAZEREM GREVE DEIXAM DE GANHAR CENTENAS DE EUROS MÊS.TENHAM JUIZO E SEJAM HONESTOS PORQUE SÃO PAGOS PARA ISSO.É NECESSÁRIO PUNIR O CLUBE E OS ÁRBITROS CÚMPLICES DOS EMAILS.FAÇA-SE JUSTIÇA E CASTIGUE-SE OS CULPADOS DESTE POLVO-VERMELHO.VOU TELEFONAR PARA A LINHA BENFICA INFORMANDO O SNR.VIEIRA QUE OS EMAILS,O MINISTRO,OS PADRES E AS MISSAS DEVEM ACABAR,PARA QUE HAJA VERDADE DESPORTIVA.AFINAL, O NOVO APITO É ,NOVAMENTE ENCARNADO.
  • abilio
    23 nov, 2017 china 10:51
    Mas na APAF esta tudo louco depois de serem chamados de corruptos ao serviço do benfica como padres e missas agora fazem a reunião na Fátima ?

Destaques V+