Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeiro-ministro libanês livre ou condicionado na Arábia Saudita?

10 nov, 2017 - 20:00

Saad Hariri demitiu-se quando estava de visita ao país. Presidente do Líbano ainda não aceitou.

A+ / A-

O primeiro-ministro demissionário do Líbano, Saad Hariri, está na Arábia Saudita. Está instalada a polémica sobre a sua situação no país.

O movimento Hezbollah acusa Riade de estar a limitar os movimentos de Hariri.

Já a França acredita que o primeiro-ministro do Líbano "tem liberdade de movimentos" na Arábia Saudita.

"Ele encontrava-se em Abu Dhabi durante a visita do Presidente Macron. Por isso, pensamos que ele tem liberdade de movimentos", disse Jean-Yves Le Drian em entrevista à rádio Europe 1.

Na semana passada, Hariri apresentou a demissão do cargo de chefe do Executivo do Líbano, durante uma deslocação a Riade.

Quando se demitiu, Hariri disse que receava ser alvo de um atentado e criticou a ingerência do Irão no Líbano através das ligações que mantém com o Hezbollah.

No entanto, o Presidente libanês, Michel Aoun, não aceitou o pedido de demissão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+