Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ordem dos Médicos contra penalizações por cesarianas e tempos de espera

21 nov, 2017 - 01:14

Bastonário não compreende medidas que podem "vir a condicionar as decisões médicas e a pôr em causa das boas práticas".

A+ / A-

As urgências com mais utentes e as que passam por maiores dificuldades vão ser as mais penalizadas pelo contrato programa de financiamento dos hospitais para 2018, critica o bastonário da Ordem dos Médicos em declarações à Renascença.

O documento aponta para que o cumprimento dos tempos de espera nas urgências passe a condicionar o pagamento desses serviços aos hospitais, uma decisão que o bastonário Miguel Guimarães não compreende.

“Com esta medida, os serviços de urgência que estão, apesar de tudo, mais equilibrados, que não têm um número de doentes tão grande, que têm um capital humano mais equilibrado, não vão ser penalizados e os serviços de urgência com mais dificuldades, esse tipo de situações não é resolvida e, ainda por cima, vão ser penalizados. Não consigo entender a base deste tipo de medida”, afirma o bastonário.

Nestas declarações à Renascença, o bastonário da Ordem dos Médicos comenta ainda a medida que prevê eventuais penalizações financeiras às unidades hospitalares que tenham mais de um terço dos partos por cesariana.

Miguel Guimarães alerta para o risco desse objectivo vir condicionar as decisões médicas e a pôr em causa das boas práticas.

“As taxas de cesarianas já estão relativamente perto daquela percentagem que o Governo está a exigir, mas se os médicos que estão nos blocos de partos tiverem uma pressão grande das administrações dos hospitais para tentar cumprir as taxas exigidas podem sentir-se pressionados a prolongar mais tempo os partos quando a determinada altura teriam decidido fazer uma cesariana. E isso pode ter efeitos negativos nas boas práticas médicas e condicionar o acto médico”, declarou o bastonário.

Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica defendem que é imoral abordar a saúde como um nicho de oportunidade financeira.

Em comunicado, os profissionais referem ter a responsabilidade de esclarecer e alertar os cidadãos de que a cesariana é um acto médico que pressupõe uma decisão em equipa, de forma ponderada, para que o risco materno/fetal seja mínimo.

Acrescentam que é uma intervenção cirúrgica e que continuará a ser executada sempre que necessário, independentemente das questões financeiras implicadas.

O comunicado segue-se a notícias que dão conta da intenção do Governo de promover alterações às condições de pagamento das cesarianas no Serviço Nacional de Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria andrade
    22 nov, 2017 Lisboa 16:51
    Eu imagino as complicacoes que haveria no SNS se este bastonario fosse o ministro da saude...E um verdadeiro lider sindical.. .Cada macaco no seu galho.... .
  • Aldo
    21 nov, 2017 Lima 10:45
    Anda tudo preocupado com a Ag~encia do Medicamento e esquecem-se que estamos a entrar num período de retrocesso civilizacional. Aquilo que os Senhores Pantomineiros da Geringonça andam a propor na Saúde é verdadeiramente Criminoso! É um atentado à vida humana. E ninguém se revolta contra este tipo de medidas. Se alguém passar a receber menos 5 euros por mês, cai o CArmo e a Trindade, mas quando se anda a brincar com a vida, tudo se cale e tudo se consente. A pouco e pouco preparem-se ... ou como diz o nosso Primeiro "habituem-se"!
  • r
    21 nov, 2017 09:27
    No SNS a medicina não pode ter os mesmos critérios dos da medicina privada: o LUCRO.

Destaques V+