Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Primeiro asteróide de outra estrela deslumbra cientistas

20 nov, 2017 - 23:51

“Oumuamua” tem a forma de um charuto, mas não é do nosso Sistema Solar. É o primeiro asteroide interestelar a ser identificado.

A+ / A-

Chama-se “Oumuamua” e é o primeiro asteróide interestelar a entrar o Sistema Solar, anunciou esta segunda-feira a agência espacial NASA.

A descoberta, que está a entusiasmar o mundo da astronomia e da ciência, foi feita por uma equipa de especialistas sedeados no Havai, a 19 de Outubro.

Com base nos dados recolhidos, nomeadamente da trajectória e da velocidade, os cientistas concluiram que veio de fora do Sistema Solar.

O asteróide é rochoso, tem uma forma cilíndrica semelhante a um “charuto”, “com uma tonalidade um pouco avermelhada”, descreve a NASA.

O “Oumuamua” tem cerca de 400 metros de comprimento. O seu formato é muito diferente de todos os outros asteróides observados, até agora, no Sistema Solar.

Os astrónomos acreditam que pode fornecer novas pistas sobre a origem de outros sistemas solares.

Os cientistas sugerem que o asteroide tem andado a vaguear pela Via láctea, sem ligação a qualquer sistema estelar, durante centenas de milhões de anos antes de chegar ao nosso Sistema Solar, adianta a NASA.

“Durante décadas nós teorizámos que objectos interestelares como este andavam por aí. Agora, pela primeira vez, temos provas concretas da sua existência”, afirma Thomas Zurbuchen, da agência espacial norte-americana.

“Esta descoberta histórica está a abrir uma nova janela para estudarmos a formação de sistemas solares além do nosso”, sublinha o astrónomo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui Armando Real Da
    21 nov, 2017 Calheta 16:35
    Isso pode ser visto de lado, ou lateralmente, porque observado de frente pode ser bem maior, mais largo!

Destaques V+