Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mugabe tem até amanhã para se demitir ou é demitido

19 nov, 2017 - 12:03

Presidente substituído pelo vice-presidente Mnangagwa na liderança do partido do poder. Decisão tomada esta manhã.

A+ / A-

Robert Mugabe tem até amanhã às 10h00 para deixar a presidência do Zimbabwe ou então será deposto pelo próprio partido. O anúncio foi feito pelo ministro Patrick Chinamasa.

Já durante esta manhã, Mugabe foi destituído do cargo do presidente do partido Zanu-PF. O partido que até agora sustentava o presidente no poder nomeou o ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa, demitido há duas semanas.

A demissão de Mnangagwa, por Mugabe, provocou uma série de eventos quando os militares intervieram para impedir que o ainda presidente, de 93 anos, instalasse esposa Grace no seu lugar.

Dezenas de milhares de zimbabuenses participaram em protestos de rua no sábado para se manifestar contra a família Mugabe.

O chefe da Associação de Veteranos de Guerra, Chris Mutsvangwa, disse à agência de notícias Reuters que o partido também estava a iniciar o processo para remover Mugabe como presidente do país.

A Reuters também relata que a primeira-dama Grace Mugabe foi expulsa da festa completamente.

[texto editado às 14h36]

No sábado, povo saiu à rua no Zimbabué pela saída de Mugabe. “Vamos ter o nosso país de volta”
No sábado, povo saiu à rua no Zimbabué pela saída de Mugabe. “Vamos ter o nosso país de volta”
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vdias
    19 nov, 2017 Maputo 15:26
    Agora começa o assalto. Os "imperialistas" já podem regressar ao país. Era uma vez Zimbabwe! Nascerá, pelos ingrediente da desordem, uma "nova" Somália. África nunca muda.

Destaques V+