Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Francisco J. Marques: seria "irreal" que o Benfica escapasse ileso

17 nov, 2017 - 16:02 • Rui Barros

Na apresentação de um livro que não é "de revelações", o director de comunicação do FC Porto garante que tudo se baseia em "factos comprováveis". E abre portas a um segundo volume.

A+ / A-

Francisco J. Marques considera “irreal” que o Benfica possa escapar ileso às revelações que têm sido feitas nos últimos meses a partir dos e-mails dos encarnados.

Na conferência de imprensa de apresentação do livro “O Polvo Encarnado”, o director de comunicação do FC Porto falou sobre a polémica em que o emblema encarnado tem estado envolvido, classificando as alegadas práticas do Benfica como “muito duvidosas”, bem como nefastas para a justiça e para o mérito desportivo.

“As trapalhadas são tantas que me parece irreal que o Benfica possa escapar ileso a tudo isto que está a acontecer. Todas semanas têm sido conhecidas práticas muito duvidosas. Não sou jurista, não sou investigador da Polícia Judiciária, não sou membro da justiça desportiva. Agora acho que todos nós percebemos que não é normal. São tantas e tantas coisas que não me parece que não venha acontecer nada”, acredita o director de comunicação do Porto, que falou aos jornalistas durante a apresentação do livro que escreveu com Diogo Faria.

Recorrendo à analogia de “um polvo encarnado”, com oito tentáculos que vão da arbitragem à imprensa, passando pelas instituições do futebol, a justiça desportiva e as relações com o poder político, os elementos da equipa de comunicação dos dragões querem agora “sistematizar uma série de coisas que têm acontecido no futebol português nos últimos tempos”, caracterizando aquilo que chamam de “teia de influência” do “nacional-benfiquismo”.

"Este não é um livro de revelações”, clarifica Francisco J. Marques. “É um livro que que procura sistematizar a informação dos últimos anos e denunciar uma série de comportamentos e procedimentos protagonizados por elementos directamente ou indirectamente ligados ao Benfica que adulteram a verdade desportiva”, acredita o director de comunicação, que classifica a obra como “um livro que se baseia em factos facilmente comprováveis”.

“É um documento que aprofunda as revelações que têm sido feitas aos longo dos últimos tempos”, explica Diogo Faria, co-autor do livro, que acrescenta que o ênfase do livro vai para os últimos 15 anos do Benfica, desde que Luís Filipe Vieira entrou na administração da SAD.

Os dois membros da equipa de comunicação do emblema azul e branco acreditam que os dirigentes do Benfica estão a fazer dos seus adeptos as suas maiores vítimas ao envolvê-los no que classificam como “embuste”. “Os adeptos do Benfica não têm culpa nenhuma disto que está a acontecer. Torcem pelo seu clube e têm toda a legitimidade para o fazer. Mas são as maiores vítimas. Já foram no passado, com outro presidente, e carpiram mágoas por causa disso”, argumenta Francisco J. Marques.

Percepção pública "a mudar", acredita J. Marques

Questionado sobre a investigação que o Ministério Público está a desenvolver em torno da troca de correspondência benfiquista, Francisco J. Marques voltou a reafirmar que, aquando do início das revelações no programa “Universo Porto da Bancada”, do Porto Canal, a equipa de comunicação do Porto “entregou tudo” à Polícia Judiciária, não tendo mais informações de como as investigações estão a decorrer.

“Vamos sabendo as coisas pelos média quando fazem notícia”, garante o antigo jornalista, que também se recusa a anunciar novas revelações. “É para isso que existem as autoridades”, defende J. Marques, que acredita que todo o processo desencadeado pelas revelações do FC Porto “pode chegar a julgamento”.

“Acho que percepção pública está a alertar-se. Era estranho que assim não fosse”, acredita o director de comunicação, questionado sobre o papel que as revelações têm tido no futebol português.

Aquilo que Francisco J. Marques sabe é que “o processo não está fechado”. E por isso abre portas a um segundo volume de “O Polvo Encarnado”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadão
    19 nov, 2017 Planeta Terra 17:30
    Completamente de acordo. Após uma investigação que apure os factos e esclareça tudo limpinho limpinho, não haverá outro caminho senão a punição dos responsáveis por todos os atropelos á lei que tenham sido cometidos e postos a nu em tribunal. Qualquer outro caminho é impossivel num país que se quer sério e a sério e que é detentor de uim estado de direito. Quem contaria este percurso de investigação atirando para o ar que o sr x ou y é ridículo, que é tudo falso, andaram a estudar as lições do dr Joseph Goebbels. Sim esse mesmo, o ministro da propaganda intoxicante da alemanha dos decadas de 1930 e 1940. Querem tapar o Sol com a peneira dos vossos argumentos de realidade alternativa, quando o que têm que fazer para parar o sr Francisco J Marques é muito simples: Atravessem-se e afirmem sem qualquer sombra de dúvidas que os mails que a policia tem não são do SLB e dos seus correspondentes de correio electrónico.
  • Anonimo
    17 nov, 2017 Porto 21:02
    Sinceramente este senhor é tão ridiculo no que diz, pelo que devia estar calado. Em primeiro lugar esse senhor não sabe o que diz e por outros os factos estão a ser investigados pelo que a que ter cautela. Esse senhor esquece-se do processo Apito Dourado, das ameaças aos arbitros na Maia e a taberna do pai de um arbitro, entre muitos e do caso calheiros
  • Petervlg
    17 nov, 2017 Trofa 17:51
    Como é que este fulano, pode escrever um livro, nem falar sabe. acabem com o futebol e apoiem outras modalidades, não se pode porque existe os clubes "grandes",
  • Jorge Manuel Ribeiro
    17 nov, 2017 16:40
    irreal e não seres preso
  • LEONARDO MEDEIROS
    17 nov, 2017 VISEU 16:33
    Concordo em absoluto com o que diz o Francisco J.Marques......... mas como estamos numa republica "das bananas", em que a maioria dos adeptos são lampiões, e estão em todos os centros de decisões, tudo é possível........... o mais certo, mesmo sendo "irreal", é o SLB escapar desta corrupção toda sem ser muito castigado, aplicam-lhe uns euritos de multa e pena suspensa................
  • Legionário
    17 nov, 2017 lisboa 16:15
    Francisco, tal como tu, eu também acho QUE SERIA IRREAL, IMPENSÁVEL! Espero que, se houver matéria para uma punição, esta deverá ser executada, mas, estamos no pais certo para que isso não aconteça. SERIA O DESCRÉDITO TOTAL DAQUILO A QUE NÓS CHAMAMOS ESTADO DE DIREITO, mas, aguardemos. Francisco, grande abraço e NÃO DESACELERES, bacano!!

Destaques V+