Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Médicos querem relação com os doentes elevada a património da UNESCO

17 nov, 2017 - 08:24

Ordem defende também que, em média, as consultas deviam demorar 20 minutos, contra os actuais 10 a 15.

A+ / A-

A Ordem dos Médicos quer que a relação médico-doente seja reconhecida como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

A iniciativa partiu dos médicos espanhóis à qual se junta agora os portugueses.

"A Ordem dos Médicos portuguesa está a apoiar fortemente esta proposta e vamos tentar ir um pouco mais longe, tendo programada uma reunião nas Nações Unidos, com o secretário-geral para lhe falarmos da questão da relação médico-doente", afirmou Miguel Guimarães, indicando que o encontro já foi solicitado, mas ainda não está marcado.

Para o bastonário, a questão fundamental é "a humanização dos cuidados de saúde", salvaguardando a segurança clínica dos doentes e dos próprios médicos. "No dia em que [a relação médicos-doente] for reconhecida, estamos a dar uma importância a essa relação que não tem tido para os governos dos vários países", considera.

O bastonário admite que é ainda uma forma de salvaguardar os direitos dos doentes e também de "lutar contra o excesso de burocracia" que existe no sistema de saúde e contra "a imposição de tempos na relação médico-doente que são completamente absurdos".

A "Relação Médico-Doente: Património do ser Humano" é o tema do XX Congresso Nacional de Medicina e do XI Congresso Nacional do Médico Interno que decorrem no fim de semana, em Coimbra.

Consultas de 20 minutos

A Ordem defende também que, em média, as consultas deviam demorar 20 minutos. Miguel Guimarães admite que especialidades como a psiquiatria, medicina interna e neurologia sejam as que vêm a ter tempos padrão mais alargados.

Actualmente, os hospitais marcam consultas de 15 em 15 ou de 10 em 10 minutos, mas o bastonário reconhece que há serviços e unidades que permitem marcar mais do que um doente para a mesma hora.

"O sistema informático não devia sequer permitir que se marcasse mais do que um doente para a mesma hora", considera o representante da classe médica.

Em destaque, no congresso deste ano, vai estar também o novo texto do Juramento de Hipócrates, que pede agora ao médico que cuide da própria "saúde, bem-estar e capacidades para prestar cuidados da maior qualidade", mas, segundo o bastonário, os médicos já ultrapassaram o limite.

Miguel Guimarães fala em situações de 'burnout' na classe e promete para breve dados actualizados.

"Respeitarei a autonomia e a dignidade do meu doente" e "Guardarei o máximo de respeito pela vida humana" são algumas das novidades introduzidas pela Associação Médica Mundial no Juramento de Hipócrates.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • GIL TEIXEIRA FILHO
    17 nov, 2017 Brasília (DF) 13:40
    Dez minutos constituem pouco tempo para uma boa consulta. A qualidade do atendimento cai sobremaneira. Sou a favor desse aumento para 20 minutos. Isso representa 3 pacientes por hora. Assim fica de bom tamanho.
  • Maria Lúcia Patrício
    17 nov, 2017 Rio de Janeiro/Brasil 11:58
    Apoio

Destaques V+