Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mãe de brasileira morta pela PSP diz não ter dinheiro para repatriar o corpo

16 nov, 2017 - 16:07

A vítima que a PSP matou por engano na quarta-feira vivia em Portugal há 17 anos. Mãe diz que governo português tem responsabilidade de repatriar o corpo.

A+ / A-

Veja também:


A família da mulher que a PSP atingiu mortalmente na quarta-feira durante uma perseguição policial diz não ter dinheiro para levar o corpo para o Brasil, país de origem da vítima, que emigrou para Portugal aos 19 anos.

Em declarações ao portal G1, da Globo, a mãe da cidadão brasileira que seguia no veiculo com o namorado diz esperar que o estado português repatrie o corpo da mulher de 36 anos que a polícia portuguesa matou.

"Eu quer que trouxessem ela, já que a culpa é deles, que a culpa é do Governo, do Estado, que eles me mandassem a minha filha. Nós não temos [condições], porque deve ser muito caro. Eu queria minha filha aqui, pelo menos isso", disse Maria Luzia da Costa, num vídeo disponibilizado pelo portal de notícias brasileiro.

De acordo com o mesmo site, o governo português não terá ainda entrado em contacto com a família da vítima no Brasil, sendo uma tia, a residir em Portugal, que está a articular os trâmites legais da transladação do corpo da sobrinha. Em comunicado citado pelo mesmo órgão de comunicação, a Embaixada do Brasil avança que a "a família da vítima já entrou em contacto com o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, que prestará o apoio cabível".

Na mesma nota, o organismo do Estado brasileiro informa ainda que está a "acompanhar atentamente o caso", aguardando mais informações sobre o inquérito das autoridades portuguesas "com vistas a determinar o curso da acção a ser tomada".

Investigação nas mãos da Inspecção-Geral da Administração Interna

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, veio esta quinta-feira a público classificar a morte da cidadã brasileira como uma “circunstância infeliz” e informar que a investigação está agora a cargo da Inspecção-Geral da Administração Interna.

“A circunstância infeliz ontem verificada no quadro de uma perseguição está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI), está a ser investigada também pelo Ministério Público e tudo será apurado”, garantiu Eduardo Cabrita.

“Determinei de imediato a intervenção da IGAI e respeitaremos e teremos em atenção as conclusões, também sabendo que é fundamental a mobilização de todas as forças de segurança. Ontem foi a PSP, mas todas as forças de segurança estão coordenadas numa resposta a fenómenos que têm atingido uma dimensão que exige uma resposta coordenada”, sublinhou o ministro da Administração Interna.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP revelou um pouco mais sobre as circunstâncias do incidente, dizendo que às 3h05, no Pragal, concelho de Almada, ocorreu um furto por arrombamento, pelo método de explosão, a uma caixa multibanco, após o qual os assaltantes se colocaram em fuga na direcção de Lisboa.

Terá sido durante a perseguição que, pelas 3h35, na zona da Encarnação, as forças policiais portuguesas detectaram "uma viatura que aparentava corresponder às características da viatura suspeita, cujo condutor desobedeceu à ordem de paragem".

"Esta viatura, durante a fuga, tentou atropelar os polícias, que tiveram de afastar-se rapidamente para não serem atingidos e, em ato contínuo, os polícias foram obrigados a recorrer a armas de fogo. Mais à frente, a viatura voltou a desobedecer à ordem de paragem por outra equipa de polícias, tendo sido interceptada pouco tempo depois", relata o comunicado.

A bordo seguiam o condutor e uma mulher "ferida por impacto de projéctil de arma de fogo" e um homem, que segundo o jornal brasileiro era o companheiro da vítima e que "foi detido por condução sem habilitação, desobediência ao sinal de parada e por condução perigosa".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    17 nov, 2017 évora 13:13
    A ministra da Justiça já veio dizer que a matança não causou Alarme Social ! Claro , nem mais ! Devia ter sido morta a mãe dela ou a filha de um ministro ou a mãe de um colarinho branco político , se queriam ver logo o que dava . Assim sendo , varre-se o lixo para baixo do tapete . Esta assombração de ministra da justiça , alegada magistrada do Ministério Público , devia ter contenção nas palavras , não se trata assim nem os "negros" nem os "brasileiros" nem os animais selvagens ! Morreu um ser humano inocente , podem condecorar o " tira " que lhe atirou a matar ! Mais de 30 tiros para furarem pneus ... é obra , tal é os vesgos !
  • Verdade
    17 nov, 2017 Guarda 01:17
    Tenho pena é dos policias que estão tramados, no seu dever de funções eles agora vão levar e não será pouco, porque agiram pelo bem da comunidade, mas os assassinos se forem apanhados vão à presença do juiz marcar o ponto e saiem em liberdade, porque os juízes devem receber deles comissões, mandam embora recebe x, porque coitados dos juízes recebem mal fazem greve porque ganham pouco têm que ir buscar a algum lado dinheiro para sobreviverem,eles dizem que ganham pouco para o trabalho que têm, miseráveis, não fazem nada, só aparências, mal das vítimas, neste caso os coitados dos policias. Voltando à miséria dos juízes, aqui na Guarda vão juiz comer à cantina social, vão comer o que outras pessoas mais necessitadas não têm direito, mas como são os srs drs juízes já têm direito, isto chama se abuso de poder e chulice... por isso srs policias tentem pagar a boa comissão ao juiz que nada vos acontece arquivam o processo...viva o nosso Portugal que cada vez está melhor
  • Alvaro
    16 nov, 2017 lisboa 18:53
    Não tinha carta de condução e ainda tentou abalroar os agentes de autoridade estava indiciado por diversos crimes e agora querem o quê? lamento imenso a morte da senhora mas não impede que não vejamos de que lado está a razão.
  • mendes
    16 nov, 2017 braga 17:53
    a minha pergunta e esta --sera que morreu uma santinha ou morreu uma criminosa nao sou juiz mas tenho o direito a minha opiniao e decerteza que ela sabia muito bem quem era ele por isso la diz o ditado diz me com quem andas e digo te quem es
  • Carlos Silva
    16 nov, 2017 Amora - Seixal 17:30
    Tinha que meter brasileiros sem carta e habituados a fugir da polícia!

Destaques V+