Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conheça os possíveis adversários de Portugal no Mundial da Rússia

16 nov, 2017 - 09:56

O sorteio da fase final do Campeonato do Mundo está marcado para 1 de Dezembro, no Kremlin, em Moscovo.

A+ / A-

Com o apuramento do Peru, na última madrugada, ficou completo o quadro de 32 selecções que vão disputar o Campeonato do Mundo de futebol em 2018, na Rússia. O sorteio da fase final é o próximo passo na agenda e a cerimónia está marcada para 1 de Dezembro, no Kremlin, em Moscovo.

As equipas estão divididas por quatro potes, consoante o ranking FIFA, excepção à Rússia que como anfitriã entra, directamente, para o primeiro grupo de selecções. Do sorteio sairão oito grupos de quatro equipas.

Portugal, campeão europeu em título, está no pote 1, onde teoricamente ficam alojadas as selecções mais fortes. No entanto, basta ver que Espanha, Inglaterra e Colômbia, por exemplo, estão no segundo pote para se perceber que, na prática, há equipas de grande valia que podem calhar a Portugal.

A única condicionante do sorteio prende-se com o embate entre países da mesma confederação, que não pode suceder nesta fase. A UEFA é, no entanto, uma excepção, devido ao elevado número de equipas presentes. Assim sendo, poderá haver, no máximo, duas formações europeias num grupo.

Os potenciais adversários de Portugal

A selecção nacional evita na fase de grupos o encontro com sete selecções: Rússia, Alemanha, Brasil, Argentina, Bélgica, Polónia e França. Do pote 2 irá defrontar uma das oito equipas ali alojadas: Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai e Croácia.

Do pote 3 sairá outro adversário da equipas das quinas: Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egipto, Senegal e Irão. E, finalmente, o pote 4 composto por: Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita.

Tendo em conta a condicionante do sorteio, relativa ao encontro de selecções da mesma confederação, Portugal poderá, com o decorrer da cerimónia, ir evitando determinados adversários. Por exemplo, se sair logo a Espanha, como adversário do pote 2, então do pote 3 já não poderão calhar Dinamarca, Islândia e Suécia. Do pote 4, nesse caso, também já não poderia sair a Sérvia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+