Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Democratas tentam abrir processo de 'impeachment' a Trump

15 nov, 2017 - 20:10

Presidente é acusado de várias irregularidades.

A+ / A-

Seis congressistas democratas assinaram esta quarta-feira uma resolução que pode abrir caminho a um processo de impeachment do Presidente dos Estados Unidos.

Steve Cohen, do Tennessee, referiu aos jornalistas que são cinco os artigos contra Donald Trump.

Segundo este grupo de congressistas, Trump obstruiu a justiça quando demitiu o director do FBI, James Comey, que na altura liderava uma investigação sobre a alegada interferência da Rússia nas eleições presidenciais norte-americanas para beneficiar o candidato republicano.

Os democratas acusam também Trump de violar a cláusula de emolumentos, que proíbe funcionários públicos de receber presentes de governos estrangeiros sem o consentimento do Congresso, e a cláusula que proíbe o Presidente de lucrar no cargo.

Os democratas também acusam o republicano de enfraquecer os tribunais e a imprensa, o que, segundo eles, ameaça a democracia dos EUA.

Segundo os subscritores, Trump enfraqueceu os tribunais e a imprensa, o que “ameaça a democracia” dos Estados Unidos.

Já o porta-voz dos republicanos, Michael Ahrens, considera que os democratas estão a tentar um “esforço radical sem fundamento”. Falta-lhes uma “mensagem positiva”, acrescenta.

No processo de impugnação, primeiro, metade mais um da Câmara dos Representantes tem de votar a favor. E depois, segue-se um tribunal no Senado onde será necessário dois terços dos votos a favor da impugnação.

Os republicanos têm a maioria na Câmara dos Representantes e no Senado. Por isso, a iniciativa de Steve Cohen (Tennessee), Luis V. Gutierrez (Illinois), Al Green (Texas) e Adriano Espaillat (Nova Iorque), que apresentaram a iniciativa, apoiados por Marcia Fudge (Ohio) e John Yarmuth (Kentucky), dificilmente terá futuro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pinho
    16 nov, 2017 Lisboa 15:18
    Estes sentem-se altamente lesados nos seus interesses e tudo tentam para criar problemas a Trump.Este ganhou as eleições contra as vontades dos Republuicanos,Democratas,certas élites.Se trabalhassem para resolver os problemas dos EUA justificariam os vencimentos que recebem.Externamente é preciso perceber a américa que no s vendem atrav´s das noticias não correpodem á real América .Os perdeores q ganhem juízo e aguardem prox eleçoes.A fratura de um não politico na casa Branca lançou o terror até obrigar Bush e Obama a intervir

Destaques V+