Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fogos de 15 de Outubro. Costa impressionado com capacidade de reconstrução dos empresários

14 nov, 2017 - 19:26

Há empresas a "renascer" e outras que preparam o regresso ao trabalho "em pleno", destaca primeiro-ministro.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro mostrou-se esta terça-feira impressionado com a capacidade de resistência e de reconstrução demonstrada pelos empresários afectados pelos fogos de 15 de Outubro, numa visita a uma unidade industrial de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu.

António Costa visitou esta tarde a empresa Toscca, de produção de equipamentos e mobiliários em madeira, que ardeu na totalidade, sofrendo um prejuízo de 10 milhões de euros, mas que já retomou a laboração com 31 dos seus 52 trabalhadores em instalações emprestadas.

"Esta empresa que vimos ali com os ferros todos retorcidos está aqui a renascer, com novo equipamento a ser instalado, já a laborar e com uma determinação muito clara de até ao dia 15 de Outubro do próximo ano estar a inaugurar novas instalações", frisou aos jornalistas.

"Há ainda uma empresa ao lado, a Carmo [do mesmo sector] que vai, em Abril ou Maio, estar a trabalhar em pleno em novas instalações", acrescentou.

"Graças ao esforço dos empresários, dos autarcas e também aos mecanismos de apoio que foram sendo construídos estamos a conseguir reconstruir e isso é que é fundamental, o país mobilizar-se para a reconstrução", sublinhou o primeiro-ministro.

Para António Costa, "o que é impressionante, neste momento, é que já há empresas que retomaram a laboração, empresas que estão a lutar e a conseguir manter os seus postos de trabalho e casas que estão a ser reconstruídas".

Depois de passar pela empresa Toscca, o chefe do Governo visitou duas casas em reconstrução no concelho de Vouzela, uma na localidade de Seixa e outra em Adsamo, que implicam investimentos de 110 e 40 mil euros, respectivamente.

Em Seixa, António Costa garantiu aos jornalistas que o Governo tem estado a trabalhar "desde a primeira hora com os autarcas e as comissões de coordenação regional, não só no combate aos incêndios como na reconstrução".

"A reconstrução não começou hoje, a reconstrução está a verificar-se porque foram tomadas medidas que estão no terreno", salientou o primeiro-ministro, frisando que os portugueses desejam que o Governo esteja "concentrado no essencial, que é reconstruir e repor a capacidade construtiva das empresas e os postos de trabalho".

Para António Costa, as maiores dificuldades estão na dimensão da calamidade, que, só na região Centro, atingiu 36 concelhos, afectando mais de 2.000 casas de primeira e segunda habitação, o que exige um esforço muito grande "de recursos humanos e financeiros".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+