Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Consumo de álcool entre as mulheres preocupa autoridades de saúde

14 nov, 2017 - 08:29

É assinada esta terça-feira uma carta de compromisso para reforçar as acções de redução dos danos provocados pela ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

A+ / A-
Manuel Cardoso, vice-presidente do SICAD, na Manhã da RR para falar sobre aumento do consumo de álcool (14/11/2017)

Portugal está a falhar na redução de consumo de álcool entre os adultos e, sobretudo, entre as mulheres. O dado é avançado à Renascença pelo vice-presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos (SICAD).

“Neste momento, os últimos estudos que temos mostram que, em relação ao plano nacional que tínhamos definido, não conseguimos atingir alguns objectivos, principalmente os ligados ao consumo dos adultos e, nomeadamente, as mulheres. Estamos com padrões de consumo demasiado altos e principalmente nas mulheres”, refere Manuel Cardoso.

Não quer isto dizer que as mulheres inquiridas no último Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoactivas na População Geral sejam as maiores consumidoras de bebidas alcoólicas. Os consumos das substâncias analisadas no estudo do SICAD são sempre mais altos em homens do que em mulheres, à excepção do consumo de esteróides anabolizantes, “onde as mulheres apresentam prevalências de consumo superior”.

Se olharmos para os números, e respondendo à questão relacionada com a prevalência do consumo álcool nos últimos 12 meses, o SICAD verificou uma descida de quase 10 pontos percentuais face ao ano de 2001 nos homens, comparada com uma decida de 3,4 pontos percentuais em relação às mulheres inquiridas. Uma descida que não convence o vice-presidente do SICAD e que não está em conformidade com os objectivos definidos.

O responsável sublinha ainda que, com o aumento das condições de vida, e aumenta também o consumo de álcool. “Os estudos da OCDE dizem-nos que, normalmente, com o aumento das condições de vida e da formação educacional, o consumo de álcool nas mulheres aumenta em termos mundiais, enquanto nos homens diminui”, indica na Manhã da Renascença.

Para reforçar as acções no sentido de reduzir os danos provocados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, é assinada esta terça-feira uma carta de compromisso para o triénio 2017-2020. São signatários 70 representantes de várias áreas da sociedade civil.

Além de estar entre os países que mais consomem álcool, Portugal é o primeiro na lista dos que tomam mais calmantes. E também aqui as mulheres lideram: são 70% do total de consumidores de benzodiazepinas, de acordo com dados conhecidos na segunda-feira.

[Notícia e título corrigido às 18h04. Por lapso, a Renascença referiu em título que as mulheres consumiam mais álcool do que os homens. Agradecemos a correcção aos leitores]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José
    15 dez, 2017 14:08
    isto é treta
  • 14 nov, 2017 Portugal 18:31
    Acredito tanto nesta notícia como no pai Natal. São vocês jornalistas ?
  • Mónica
    14 nov, 2017 Lisboa 17:24
    O título é mentira. Qual é o castigo divino por se mentir??? Mesmo que fosse verdade quem tem mau vinho é o homem!
  • .
    14 nov, 2017 . 13:52
    Tenham vergonha na cara. O título não corresponde à notícia. Parem de se prostituir, a vocês e à vossa profissão, em troca de meia-dúzia de cliques.
  • rogério
    14 nov, 2017 lisboa 12:35
    ah Gandas Mulheres; é assim mesmo !
  • feminismo
    14 nov, 2017 fem 12:33
    feminismo...
  • TUT AM CAMONE
    14 nov, 2017 VILA NOVA DE REBIMBOMALHO 12:00
    É o que eu digo: elas andem cada vez mais bêbedas...
  • Orçamento
    14 nov, 2017 No sitio certo 11:48
    Nada que não se resolva com um bom aumento de impostos. À semelhança dos produtos com sal ou das bebidas açucaradas, basta aumentar a taxa às mulheres e o consumo diminui. Deixo à imaginação do legislador como fazer no caso dos licores, taxa-se o açucar ou o álcool? Já sei, ambos!!! Genial!!
  • Gustav
    14 nov, 2017 Guest 09:38
    Ontem eram as primeiras no consumo de benzodiazepinas, hoje são as primeiras no álcool, amanhã será no tabaco! A emancipação está a dar frutos!! PARABÉNS!

Destaques V+