Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Itália falha o Mundial, 60 anos depois

13 nov, 2017 - 21:41

Uma grande Suécia, organizada e valente como poucos, empatou no Giuseppe Meazza, em Milão, e fez valer o 1-0 na primeira mão, para carimbar o passaporte para a Rússia.

A+ / A-

A Itália está fora do Campeonato do Mundo, depois de empatar (0-0), com a Suécia, em Milão, na segunda mão do "play-off" de acesso à Rússia.

Lágrimas em Milão, de tristeza para uns, de alegria para outros. Buffon, lenda viva do futebol transalpino, terminou o jogo como se tivesse perdido uma final, de olhos vermelhos, chorosos. Conscientes de que o seu dono acabara de falhar a última grande competição da carreira.

Assistiu-se a uma grande partida em Milão, com desfecho inesperado. A Itália, que tinha perdido (1-0), na Suécia, precisava de vencer para passar e deixou esse objectivo muito claro desde o princípio. Contudo, a Suécia sempre se mostrou atrevida, apoiada num grande Forsberg, a nova grande figura do futebol sueco, após o adeus de Ibrahimovic.

Os italianos tentaram o golo de todas as formas e feitios, pelos pés de todos os craques e mais algum: Florenzi, Immobile, Candreva, Chiellini, Belotti, Bernardeschi, Gabbiadini, El Shaarawy. Todos tentaram, mas nenhum conseguiu derrubar o "muro" que foram o guardião Olsen e os protectores, Augustinsson, Granqvist, Lindelof, Lustig e toda a equipa.

Há que falar, contudo, do árbitro da partida, o espanhol Mateu Lahoz. A imprensa internacional reclama, pelo menos, cinco penaltis por assinalar, três na área sueca e dois na italiana. Exibição para esquecer.

Para a história, ficam somente três coisas. A primeira, que a Suécia vai ao Mundial, depois de duas ausências consecutivas. A segunda, que a Itália, quatro vezes campeã do mundo, falha a presença na fase final do torneio, desde 1958. Foram 60 anos entre a elite. A terceira, as lágrimas de Buffon, que perde o Mundial no último dos 20 anos de selecção.

O sorteio do Mundial realiza-se a 1 de Dezembro, no Palácio Estatal do Kremlin, em Moscovo, na Rússia, país anfitrião da competição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+