Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Produção eléctrica nas barragens está no valor mais baixo de sempre em Outubro

02 nov, 2017 - 19:53

Portugal está a atravessar um período de seca extrema.

A+ / A-

A produtividade hidroeléctrica em Outubro foi de 315 gigawatts por hora (GWh), um recuo de 58% face ao mesmo mês de 2016, segundo dados da REN, que mostram que foi o pior mês de Outubro desde que há registos (1971).

As condições hidrológicas mantêm-se extremamente negativas com o índice de produtibilidade hidroeléctrica deste mês reduzido a 0,16.

Esta situação deve-se à seca que Portugal atravessa, implicando mesmo que, pela primeira vez este ano, o saldo de trocas com o estrangeiro determinar que o país tenha sido importador em Outubro, com o abastecimento internacional a representar 9% do consumo.

Na produção eólica as condições foram também desfavoráveis com o índice de produtibilidade respectivo a situar-se em 0,74, que é o terceiro valor mais baixo para o mês de Outubro, dos registos da REN (desde 2001).

Ainda assim, a produção eólica subiu em termos homólogos 4% para 740 GWh em Outubro.

Já a produção solar avançou 14% para 66 GWh, enquanto a produção de biomassa baixou 3% para 223 GWh.

Com a produção hidroeléctrica muito reduzida, as fontes renováveis abasteceram apenas 30% do consumo de electricidade o valor mais baixo deste ano.

A produção não renovável abasteceu 61% com o gás natural a representar 32% e o carvão 29%. O saldo de trocas com o estrangeiro foi este ano pela primeira vez importador, abastecendo 9% do consumo nacional.

Em Outubro, o consumo de energia eléctrica cresceu, face ao período homólogo do ano anterior, 2,8%, ou 1,8% considerando a correcção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis.

No final de Outubro a variação acumulada anual situa-se agora em +0,5%, ou 1,3% com correcção de temperatura e dias úteis.

Relativamente ao período de Janeiro a Outubro, o índice de produtibilidade hidroeléctrica situa-se em 0,55 e o índice de produtibilidade eólica em 0,98.

No mesmo período, a produção renovável abasteceu 40% do consumo mais o saldo exportador, com as centrais hidroeléctricas a representarem 11% do consumo, as eólicas 22%, a biomassa 5% e as fotovoltaicas 2%.

A produção não renovável abasteceu os restantes 60% do consumo, repartido pelo gás natural com 34% e pelo carvão com 26%.

O saldo exportador registado de Janeiro a Outubro equivale a cerca de 7% do consumo nacional.

No mercado de gás natural mantém-se a tendência de crescimento, embora mais moderada este mês, tanto no segmento de produção de energia elétrica, como no segmento convencional, com variações homólogas de 12% e 1,3%, respectivamente.

No final de Outubro, o consumo de gás natural apresenta uma variação acumulada de 30%, com crescimentos de 105% no mercado eléctrico e de 4,9% no mercado convencional.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Verão de 2017 foi quente e extremamente seco, com temperaturas médias do ar superiores e quantidades de precipitação inferiores ao normal.

O Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) revelou que, no final de Setembro, mais de 80% de Portugal continental estava em seca severa e a quantidade de água armazenada tinha voltado a descer em todas as bacias hidrográficas de Portugal continental, na comparação com Agosto.

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) tem advertido que a situação pode ser de "calamidade" se o próximo Inverno for seco, porque mais de uma centena de municípios depende de captações precárias de água que poderão secar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+