Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IMI adicional vai chegar a 211 mil contribuintes

03 ago, 2017 - 09:53

Imposto é cobrado a particulares que detêm um conjunto de imóveis cujo valor ultrapassa 600 mil euros.

A+ / A-

Entre famílias e empresas, são 211.690 os contribuintes que vão passar a pagar o novo adicional ao Imposto Municipal Sobre os Imóveis (IMI).

Este adicional de IMI foi criado para substituir o anterior imposto de selo sobre os prédios de luxo, dirigindo-se por isso a contribuintes que detenham um conjunto de imóveis cujo valor ultrapassa 600 mil euros.

Segundo o “Diário de Notícias”, o novo adicional abrange 56.412 empresas e 15.873 particulares, bem como 2.004 heranças indivisas.

São abrangidos 137 mil verbetes – os imóveis registados em nome dos proprietários, mas cujos dados da matriz predial estão incompletos ou desactualizados. Por exemplo, prédios muito antigos.

O Governo espera arrecadar 130 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ao joão torres
    03 ago, 2017 lis 20:56
    Que grande confusão! O IMI nada tem a ver com faturações, ou lucros empresariais! Tem a ver com a avaliação feita ao património imobiliário de cada português! O adicional é progressivo e portanto, se o seu património como diz, está avaliado em 650 mil euros, só pagará adicional sobre 50 mil euros ou seja, sobre a diferença entre 650 mil e 600 mil.
  • João Torres
    03 ago, 2017 Feira 18:54
    Tenho uma empresa familiar que fatura pouco mais de 70 mil euros por ano, 1 funcionário e fruto do negócio e para evitar perdas maiores tive que ficar com um lote de terreno de um cliente avaliado em cerca de 23 mil euros que paga cerca de 100€ de IMI e também recebi notificação para pagar o novo adicional de IMI. Fico perplexo com a noticia. Ao longo dos 15 anos de existência deve ter faturado na totalidade cerca de 650 mil euros e é por isso que tenho adicional. Vou ter que fechar a empresa pois só com impostos e insolvências de que a empresa tem sido vitima, onde os lesados nunca recebem nada e os bancos que se fartam de roubar ficam sempre com tudo. Não dá e infelizmente terá que aumentar o desemprego, ou será que o governo dará emprego (pode ser trabalho) nestes casos. Estamos no país das maravilhas.
  • Os media
    03 ago, 2017 Lx 10:44
    Pela forma como noticiaram esta manhã, nas radios, antena1 por exemplo, até parecia que iamos todos sofrer um adicional do IMI, sem informarem que já estava previsto no orçamento de Estado para este ano e que era para propriedades acima de 600 mil euros. Pelos vistos será também para alguns xico espertos, apanhados a defraudar o Estado. Cada vez não podemos confiar nos media e mais grave ainda naqueles que são publicos! Vergonhoso!
  • 03 ago, 2017 Amarante 10:38
    OS PARTDOS, ou seja, os bens pertencentes a estas quadrilhas de ladrões, malandros e vigaristas, estão isentos, para alem do roubo que já nos fazem por cada voto que tém em eleições.

Destaques V+