Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Maioria dos doentes com cancro da mama sente falta de apoio social

29 out, 2017 - 15:28

Estudo da Sociedade Portuguesa e Oncologia analisou a percepção dos doentes com cancro da mama em relação aos cuidados de saúde prestados nesta área, principais dificuldades e acesso à informação sobre a patologia.

A+ / A-

Um estudo realizado a doentes portugueses com cancro da mama revelou que mais de metade sente falta de apoio social e de cuidados de saúde adequados, de acordo com a Sociedade Portuguesa e Oncologia (SPO).

Divulgado este domingo, a propósito do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, que se assinala na segunda-feira, o estudo indica que "64% dos inquiridos sente que não tem o apoio social nem a prestação de cuidados de saúde adequados".

No entanto, a maioria dos doentes inquiridos (86%) reconhece que o médico os inclui nas decisões relativas ao tratamento e que este é a principal fonte de informação quando têm dúvidas.

Conduzido pela SPO, o inquérito "Cuidados de saúde em Oncologia: a visão dos doentes" analisou a percepção dos doentes com cancro da mama em relação aos cuidados de saúde prestados nesta área, principais dificuldades e acesso à informação sobre a patologia.

"O facto de os doentes terem apontado como principal aspecto negativo a falta de apoio social preocupa-nos. O cancro da mama é relativamente frequente em mulheres profissionalmente activas, muitas vezes com filhos pequenos ou com pais a cargo, e sentem que o apoio social é uma vertente importante no percurso de tratamento", afirma a presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, Gabriela Sousa.

As conclusões do inquérito revelam ainda que o aspecto mais valorizado no tratamento é a eficácia (43%) em detrimento do custo, cuja percentagem é de apenas 1%.

O principal sentimento após o diagnóstico de cancro da mama é o medo, apontado por 77 inquiridos, logo seguido de tristeza, referido em 22 respostas.

A internet é a segunda fonte de informação mais procurada, sendo que 30% dos inquiridos respondeu que recorre a esse meio para esclarecer questões relacionadas com a doença ou o tratamento.

Este inquérito esteve disponível online entre os dias 18 de Setembro de 2017 e 8 de Outubro de 2017, sendo o universo de inquiridos constituído por pessoas de ambos os sexos, doentes ou com antecedentes de doença oncológica, residentes em Portugal.

O estudo teve um total de 333 participações, das quais resultou uma amostra de 181 doentes com cancro da mama.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+