Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moção de censura do CDS “é legítima” e “revitaliza” o Parlamento, diz Assis

24 out, 2017 - 10:18

Governo enfrenta hoje a sua primeira moção de censura, apresentada pelo CDS na sequência dos trágicos incêndios deste ano.

A+ / A-

Veja também:


É legítima e “é ridículo” considerar o contrário. É a posição assumida pelo eurodeputado socialista Francisco Assis em reacção às críticas à moção de censura do CDS ao Governo.

“Acho que têm sido ridículas as considerações daqueles que põem em causa a legitimidade da apresentação desta moção de censura, porque é evidente que as moções de censura se apresentam quando um determinado partido entende que um determinado Governo falhou ou está a falhar nesta ou naquela área e considera que esse falhanço é tão grave que até justificaria que esse Governo cessasse funções, mesmo sabendo que não tem condições parlamentares para produzir efeito”, defende na Renascença, no habitual espaço de comentário.

Francisco Assis considera também “completamente legítimo que o Governo se defenda e considere que não faz sentido. É o jogo democrático em toda a plenitude”, adianta.

“Pouco sério” e “desonesto” é “andar por aí a apregoar que esta moção de censura é um aproveitamento político de uma tragédia”, defende ainda, considerando que “a moção ocorre no plano em que as grandes discussões políticas se devem fazer em Portugal, que é no Parlamento”.

“As moções de censuras servem, de alguma maneira, para revitalizar a função parlamentar”, conclui.

A reacção do Bloco de Esquerda à escolha do Governo para liderar a nova Estrutura de Missão para os Incêndios Rurais foi outro assunto comentado por Assis e João Taborda da Gama, na Manhã da Renascença.

Reconhecendo “alguma ironia” no facto de o primeiro-ministro chamar “para pensar a política de prevenção de fogos em Portugal o responsável pela política de prevenção de fogos da maior produtora de eucaliptos em Portugal”, o jurista e professor universitário diz que “a esquerda tem de lidar com a realidade de estar num Governo e de querer fingir que não está”.

“Temos agora uma esquerda que reage com palavras de desconforto, mas tem uma posição muito confortável, que é sentir-se desconfortável com aquilo que o Governo faz, que é ter de governar. Mas não deixa de ser irónico e não deve ter deixado de ser um murro no estômago do Bloco de Esquerda”, comenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CIDADÃO
    29 out, 2017 Planeta TERRA 12:26
    Tanto comentarista alinhadinho com o partido PS. Ai tanta senha ditatorial. Então no partido a opinião é única. Vocês estão no caminho da verdade única estalinista? E porque raio, numa DEMOCRACIA, é que uma iniciativa prevista no protocolo parlamentar haveria algima vez de ser RIDÍCULA? Querem enganar quem? Vão mandar para a Venezuela. O Maduro precisa de kamaradas como vocemeces!!!
  • Questões pertinentes
    25 out, 2017 Port 10:01
    Qual o trabalho deste deputado eiropeu? Algum relatório ou proposta que possamos discutir? Qual o assunto ou tema que está a desenvolver no Parlamento Europeu que possamos escrutinar? Para figura de presente não chega!...
  • Cidadao
    24 out, 2017 Lisboa 20:18
    Prova de Vida, do que resta da ala Segurista no PS. Este Assis, era o "homem do PSD", que o Passinhos de Massamá queria à frente do PS. Ele Esperou em 2015 a demissão do Costa e a sua substituição por este amorfo inofensivo, facilmente manipulável, que com cedências de pormenor, viabilizasse a politica de agressão seguida pela Ditadura de Direita PSD-CDS, através do recurso sistemático à "abstenção violenta", uma invenção do Seguro, fosse lá o que isso fosse. As contas saíram furadas aos dois, mas nenhum esquece, e sempre que podem, lá vêm eles com a mesma conversa bolorenta, a tresandar a ressabiamento.
  • teodorico vilas
    24 out, 2017 pombal 15:21
    Se aproveitar uma tragedia nacional conta como algo legitimo, entao sim é uma moçao legitima.
  • Sai palha
    24 out, 2017 Lisboa 15:04
    Coitado, continua ressabiado. Hoje quem é que representa no PS? Nada, nem ninguém. Mas continua a mamar à conta do PS. Se nem os partidos conseguem servir com dignidade como é que alguma vez poderão servir o País?
  • Pedro Silva
    24 out, 2017 Lisboa 13:03
    Por ser um homem vendido e sem coluna vertebral, Assis ganhou um lugar de ouro na comunicação social dominante.
  • Lá vem este
    24 out, 2017 Lx 12:38
    Mostrar que existe em bicos de pés!...
  • Aurélio
    24 out, 2017 Feteiras 12:36
    Também entendo que a moção de censura é legítima, o Governo portou-se mal neste assunto e o PS não é o dono da sapiência. Uma voz rebelde no interior do PS só ajuda a manter a consciência do partido e torná-lo mais forte para o futuro. Provavelmente também assim entendem os milhares de cidadãos cujas vidas e bens foram destruídos, sobretudo na Região Centro onde o CDS tem implantação significativa e por isso tem o direito e o dever de se fazer ouvir no Parlamento Poderão alguns dizer que se tornou desnecessária depois da intervenção do PR que "disse tudo em nome de todos". A moção de censura tinha sido agendada antes dessa intervenção do PR - mesmo que seja uma "repetição desnecessária" - é bom que volte a ser ouvida, para - pelo menos - não esquecer. Tendo também em conta que no interior do CDS também houve contestação à apresentação da moção, por isso será bom que os contestatários façam ouvir as suas razões.
  • Rui Teixeira
    24 out, 2017 famalicao 12:32
    A maior tristeza que eu tenho e encontra a comentar, um partido que se diz seu, e de lamentar que este sujeito esteja e usufruir uma verba que nao merece, está esquecido quando levou nas bentas por ter garganta e ditador, E pena muita pena, mas lhes digo, que este tipo e um sujeito escrupuloso, que cospe no prato que já comeu, ele ja diz que nao concorre mais hás europeias, claro tem razão, já ganhou para um carro novo já nao precisa dum Clio., nos socialistas nao queremos lixo no partido, e apoiante do seguro, e Sócrates esta tudo dito.
  • JC
    24 out, 2017 charneca da caparica 12:22
    Sr Assis é caso para dizer não perde uma, A maioria das criticas que tenho lido não são pela apresentação da moção de censura mas pelo oportunismo que ela representa, ou seja ainda os corpos das vitimas não tinham descido à terra e já eram utilizadas como arremesso politico !!!!

Destaques V+