Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Uso ilegal dos benefícios fiscais dita fim dos “vales educação”

23 out, 2017 - 09:29

A medida consta na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano e deve entrar em vigor em Janeiro.

A+ / A-

O Governo vai acabar no próximo ano com o benefício fiscal do IRS aos “vales de educação”, depois de terem sido identificadas “situações em que estes conseguiram ser usados para adquirir bens não relacionados com o fim a que se destinavam”.

A medida consta na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano e deve entrar em vigor já em Janeiro, segundo avança o “Público”.

Ao jornal, Ana Duarte, da consultora PwC, afirma não entender “ a opção de penalizar todos os contribuintes em vez de penalizar os prevaricadores, tanto as entidades retalhistas que aceitem indevidamente os vales educação, como os contribuintes que os utilizem para pagamentos indevidos”.

A consultora diz que a Autoridade Tributária está a acompanhar o caso e sublinha que pode haver casos em que os retalhistas aceitam este tipo de vales “por lapso”.

Fonte do Executivo socialista não especificou quantos casos de uso ilegal foram identificados ou de que forma as infracções eram cometidas. Mas a despesa fiscal de IRS associada a estes vales, um benefício que as empresas dão aos seus funcionários para pagamento de escolas e manuais escolares dos filhos até 25 anos, fixa-se nos 1,7 milhões de euros.

A proposta de Orçamento do Estado apresentada na Assembleia da República prevê apenas que as isenções fiscais para vales de infância para gastos com creches e jardins-de-infância dos filhos menores de 7 anos se mantenham.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • É tudo por engano...
    23 out, 2017 Lx 10:33
    A corrupção e o oportunismo imperam dos maiores aos mais pequenos. Roubam milhares de milhões e pilham galinhas! É dificil ser prior em freguesias destas!...A xico espertice faz parte do ADN de muitos e depois queixam-se e vitimizam-se!

Destaques V+