Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA querem auditoria aos resultados das eleições na Venezuela

20 out, 2017 - 00:31

Os norte-americanos assinaram um comunicado divulgado esta quinta-feira pelo Departamento de Estado.

A+ / A-

Os Estados Unidos condenam a decisão do Governo do Presidente Nicolás Maduro de obrigar os governadores a submeter-se à Assembleia Constituinte e instaram Caracas a realizar uma auditoria completa dos resultados.

"Os EUA condenam a última acção antidemocrática do Governo venezuelano de exigir que os governadores recém-eleitos se submetam à ilegítima Assembleia Constituinte, para assumir o cargo", explica um comunicado divulgado pelo Departamento de Estado.

Segundo o documento, "é alarmante o uso desta instituição (AC) ilegítima e paralela para fazer-se carga das autoridades constitucionais do país".

"Esta manobra, depois das fraudulentas eleições de 15 de Outubro, é outro exemplo do autoritarismo do regime de (Nicolás) Maduro e do desprezo pela vontade do povo venezuelano", afirma.

O comunicado conclui explicando que os OEA apoiam "uma auditoria eleitoral completa, por entidades credíveis, reconhecidas internacionalmente, e o estabelecimento de um Conselho Nacional Eleitoral independente".

A 15 de Outubro último, os venezuelanos foram às urnas para eleger os governadores para 23 Estados do país.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela foram eleitos 18 governadores afectos ao regime e 5 opositores.

A oposição diz que as eleições decorreram irregularmente e questionam os resultados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DR XICO
    20 out, 2017 LISBOA 11:26
    PK, não fazem uma auditoria aos resultados em Angola, onde o regime é uma cópia fiel da Venezuela , só porque tem todos o rabo preso com os investimentos da Isabel dos santos com dinheiro sujo do sangue dum povo pobre miserável sem cultura nem saude. Tenham vergonha
  • Pedro Silva
    20 out, 2017 Lisboa 09:17
    E o Mundo quer uma auditoria aos resultados das eleições nos Estados Unidos da América.

Destaques V+