Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Católica cria fundo “Papa Francisco” para ajudar alunos carenciados e refugiados

17 out, 2017 - 23:46 • Ecclesia

O Fundo Papa Francisco deve ter, numa primeira fase, um montante de 100 mil euros, e a duração de cinco anos.

A+ / A-

A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou esta terça-feira a criação de um fundo “Papa Francisco” para ajudar alunos carenciados e refugiados, assinalando o 50.º aniversário da instituição académica.

“Vamos dedicar ao Papa um fundo que tem como objectivo financiar estudantes carenciados, na Universidade Católica, refugiados e migrantes”, disse Isabel Capeloa Gil, em declarações à Agência Ecclesia e à Renascença.

O Papa Francisco vai receber em audiência uma delegação da Universidade Católica Portuguesa, a 26 de Outubro, no Vaticano, por ocasião dos 50 anos da instituição.

Isabel Capeloa Gil apresenta o fundo para estudantes carenciados como “o presente” da UCP ao Papa, que é acompanhado, simbolicamente, por uma cruz peitoral, obra da portuguesa Carolina Curado.

A designer de joias e bióloga concebeu uma obra que “articular minerais e madeira com a representação da fauna, da flora e o peixe do Cristianismo”, procurando representar o espírito da encíclica “Laudato si”, adianta a responsável.

O Fundo Papa Francisco deve ter, numa primeira fase, um montante de 100 mil euros, e a duração de cinco anos.

A reitora da UCP considera que o encontro com o Papa vai ser “o momento alto” das celebrações deste aniversário, que vão durar um ano, tendo começado no momento em que se concluíram as comemorações do Centenário das Aparições de Fátima.

O decreto de fundação da UCP tem como data o dia 13 de Outubro de 1967.

“Queremos que seja uma oportunidade de projetar o futuro, o Papa Francisco é um homem que nos interpela a cuidar do que temos e a deixá-lo para as gerações futuras”, assinala Isabel Capeloa Gil.

A responsável fala num compromisso com a “visão integral do mundo” proposta pelo pontífice, procurando que a Universidade seja “um espaço aberto, de diálogo”.

A sede da Universidade Católica, em Lisboa, acolheu esta terça-feira o início do ciclo de Grandes Conferências “Futuros Globais”, com a intervenção do Patriarca, D. Manuel Clemente, sobre o tema “50 anos de ciência para um futuro global”.

Ao longo de um ano, a começar em outubro de 2017, a UCP pretende “dialogar com visionários” para projetar o futuro, realçou Isabel Capeloa Gil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Judite Gonçalves
    25 out, 2017 Barreiro 17:30
    Força Lurdes! Dias melhores virão, Pelo menos temos de ter fé e esperança. Os filhos são a nossa força!
  • Lurdes
    19 out, 2017 Viseu 23:11
    É pena não se lembrarem dos maiores de 23. Mãe divorciada com uma filha e ajudas??? Ainda agora pedi o Diploma por "orgulho" visto ter 46 anos e uma doença oncológica ecobraram tudo normal.... ENTÃO... O apoio?????

Destaques V+