Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump ataca Obamacare. Mais 20 milhões sem acesso à saúde

13 out, 2017 - 15:23

O presidente norte-americano acaba com subsídio às seguradoras que garantia cuidados aos mais pobres.

A+ / A-

Donald Trump acabou com o apoio que garantia seguro de saúde aos mais pobres. O subsídio era dado pelo Governo federal às seguradoras para garantir que os mais desfavorecidos tivessem acesso à saúde. Esta era um dos pilares do Obamacare e Trump destruiu.

Com este passo atrás no plano de saúde criado por Barack Obama, Trump deixa 20 milhões de americanos fora do sistema de saúde apoiado.

Esta medida criou o caos nos mercados de seguros e pode ainda enfrentar desafios legais. Esta é a medida mais radical que o presidente dos EUA toma com o objetivo de enfraquecer o Obamacare.

Trump referiu-se ao tema no Twitter, como é habitual, dizendo que o Obamacare está a "implodir" e que os pagamentos haviam terminado.

De acordo com o congresso, estes apoios dados às seguradoras custaram aos cofres do Estado sete biliões de dólares este ano e iriam custar 10 biliões de dólares em 2018.

A decisão de o presidente já movimentou reações por parte dos Democratas. Acusam-no de sabotar a lei e ameaçam levar o processo aos tribunais.

"É um ato rancoroso vasto e inútil" para prejudicar as famílias da classe média, como afirmam, numa nota conjunta, o líder do senado Democrata Chuck Schumer e a líder dos democratas na Câmara dos Representantes Nancy Pelosi.

A destruição do Obamacare foi uma das bandeiras de Trump durante a campanha, mas que sempre esbarrou no Congresso. Os próprios Republicanos mostram-se desfavoráveis ao fim do Obamacare sem que exista um plano alternativo para socorrer os mais pobres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joaquim santos
    15 out, 2017 Tojal 19:59
    Pelo teor da noticia parece que caiu o Carmo e a Trindade. Por muito má que seja a medida tomada, por este lunático, é bem melhor que a lei, mediática existente. A lei foi instaurada para facilitar o aborto, no meio da população mais pobre. Melhor dizendo de controlar a população negra. Nem tudo o que parece é.
  • Eduardo Oliveira
    13 out, 2017 Tábua 17:21
    Só me questiono como é que um palhaço ( sem ofensa para os "profissionais do riso") desta envergadura chegou a presidente dos States! Mas, na realidade, como diz a sabedoria popular "cada um tem o que merece"!

Destaques V+