Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estados Unidos saem da UNESCO

12 out, 2017 - 14:57

Relações com Israel motivaram a decisão.

A+ / A-

Os Estados Unidos vão abandonar a UNESCO. A confirmação é dada esta quinta-feira pelos responsáveis da administração de Donald Trump, à Reuteurs e Associeted Press.

Na origem da decisão está uma série de resoluções aprovadas pela UNESCO que os EUA consideram ser contra os interesses de Israel.

Os Estados Unidos já haviam deixado de financiar a organização após ter sido aprovada a integração da Autoridade Palestiniana entre os seus membros, em 2011.

No comunicado de imprensa em que anuncia a decisão, o Departamento de Estado dos EUA informa que notificou a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, “da decisão dos EUA de abandonar a organização e procurar estabelecer uma missão de observador permanente na UNESCO”.

OS EUA destacam que “não foi tomada de ânimo leve”, e que reflete “as preocupações” relativamente à necessidade de uma “reforma fundamental na organização”.

A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, já reagiu à decisão anunciada pelos EUA, dizendo que lamenta “profundamente a decisão dos EUA de abandonar a UNESCO”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+