Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CGTP convoca trabalhadores para "grande manifestação nacional" a 18 de Novembro

10 out, 2017 - 13:34

A "valorização do trabalho e dos trabalhadores" e a luta contra a precariedade estão nas prioridades da intersindical nacional.

A+ / A-

A CGTP convocou, esta terça-feira, os trabalhadores dos sectores público e privado, jovens, reformados e desempregados para “uma grande manifestação nacional" em Lisboa a 18 de Novembro.

Arménio Carlos, líder da intersindical nacional, anunciou a manifestação no encontro nacional da CGTP-In, a decorrer esta terça-feira em Lisboa, explicando que esta é uma luta pela “valorização do trabalho e dos trabalhadores, pela exigência do aprofundamento do rumo de reposição e conquista de direitos e pelo combate às injustiças e desigualdades”, entre outras reivindicações.

No encontro nacional, que reuniu em Lisboa 750 delegados e activistas sindicais, Arménio Carlos enumerou algumas das mais recentes lutas dos trabalhadores, como a greve dos enfermeiros ou a luta interna na Autoeuropa, e lembrou que é devido a essas lutas que a intersindical quer “realizar um momento de convergência nacional” com uma grande manifestação nacional a 18 do próximo mês.

O líder da intersindical anunciou ainda uma campanha de luta contra a precariedade, através do lançamento de uma petição nacional que, na sua opinião, vai “ser um marco no combate à precariedade”.

“É um problema de todos a precaridade”, afirmou o sindicalista, justificando esta afirmação com o facto de Portugal precisar de estabilidade e segurança, ao nível demográfico, para se poder desenvolver.

Na petição, aprovada na segunda-feira, no conselho nacional da CGTP, aponta-se para “mais de” um milhão de trabalhadores com vínculo precário" em Portugal e atribui-se a esta precariedade “a insegurança no emprego e a incerteza na vida dos trabalhadores e das suas famílias e um problema para a demografia do país”.

No documento, os signatários da petição “exigem”, nomeadamente, a passagem a efectivos dos desempregados com contratos de emprego-inserção e que estão a ocupar postos de trabalho permanentes e o reforço dos meios e competência da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), entre outras reivindicações.

Noutro documento aprovado na segunda-feira no conselho nacional da CGTP, a intersindical enumera as suas reivindicações e “exige que o Orçamento do Estado para o próximo ano “dê prioridade a medidas que assegurem uma reforma da política fiscal que alivie os rendimentos do trabalho e taxe mais os do capital”.

A resolução, através da qual a CGTP também convoca os trabalhadores para uma manifestação nacional em Novembro, vai ser entregue ao Ministério do Trabalho, no final do encontro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    10 out, 2017 trofa 17:34
    Não existe palavras para descrever este Arménio Carlos e a CGTP
  • a. coelhinho
    10 out, 2017 matosinhos 14:59
    Vão começar a "recuperar" os votos perdidos nas autárquicas
  • 10 out, 2017 LisboA 14:54
    Nesse dia deveriam ser soltos uma dúzia de touros bravos.
  • DR XICO
    10 out, 2017 LISBOA 14:26
    A UGT??? ONDE ANDA ESSA EMPRESA ou sindicato ou lá o que é aquilo, só aparece no 1º Maio com 200 pessoas numa praça a dizerem umas piadas.
  • TUGA
    10 out, 2017 LISBOA 13:59
    Lá vai a carneirada apoiar o PCP e o BE através do seu porta voz a parasitagem da CGTP Função Publica em massa. O povo deve comparecer em massa para agradecer ao PS - PCP e ao BE donos da CGTP a lei da nacionalidade que legalizou CADASTRADOS em Portugal, (Diário de Notícias de hoje), podemos agradecer este crime ao PCP e ao BE que continuam a destruir a nossa raça, a nossa cultura, a nossa identidade, desta traição ninguém fala?? só o Diário de Notícias, isto não preocupa ninguém??? Lembrem da herança que estamos a deixar para os nossos filhos e netos, continuem a apoiar partidos que estão a trair uma nação com 900 anos de história. Uma pouca vergonha, o país a arder, desemprego, fome. miséria e estes traidores a fazerem leis para os cães, lésbicas. pretos, refugiados, legalizar ilegais, racismos e outras banalidades, pagamos com os nossos impostos a nossa própria destruição. Vamos todos à manifestação a parasitagem que vegeta na CGTP precisa de dizer que por ENQUANTO ainda mexe (infelizmente), lá vai a carneirada toda aos gritos.
  • mendes
    10 out, 2017 braga 13:57
    ai esta a cgtp e o pcp a dar prova de vida nao sei nem entendo como e que ainda ha trabalhadores a descontarem para estes chulos lideres da cgtp que a unica coisa que sabem fazer e levar as empresas a falencia assim como nao entendo como e que estes lideres dos sindicatos que nunca trabalharam na vida chegam a lideres

Destaques V+