Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Directas marcadas para 13 de Janeiro e congresso em Fevereiro

09 out, 2017 - 23:41

Rui Rio e Pedro Santana Lopes devem ser candidatos à liderança.

A+ / A-

O Conselho Nacional do PSD aprovou esta segunda-feira a realização de eleições directas para escolher o presidente do partido a 13 de Janeiro e o congresso a 16, 17 e 18 de Fevereiro.

O anúncio foi feito pelo secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, no final do Conselho Nacional do partido, segundo o qual a proposta foi aprovada "por esmagadora maioria".

Os apoiantes declarados de Rui Rio que estavam na sala votaram a favor de um calendário mais rápido. A primeira proposta era que as eleições diretas fossem já a 9 de Dezembro, com o congresso em Janeiro.

Segundo apurou a Renascença, Salvalador Malheiro, presidente da distrital de Aveiro foi um dos nove votos vencidos.

A data escolhida significa que, afinal, as directas vão ser quase na data que estava inicialmente prevista caso Passos Coelho não tivesse anunciado que não será recandidato.

Se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50%, haverá segunda volta, marcada já para 20 de Janeiro, de acordo com alterações que decorrem da anterior revisão de estatutos.

Oficialmente ainda não há candidatos à liderança do PSD, mas a candidatura de Rui Rio já é dada como certa e deve ser anunciada na quarta-feira. Pedro Santana Lopes já disse que pondera candidatar-se e segundo o “JN” e a revista “Sábado” poderá mesmo anunciar uma candidatura até ao final da semana.

[Notícia actualizada às 23h53]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JULIO
    10 out, 2017 vila verde 09:56
    Porque andam estes senhores tão apressados sabem que em canto os bancos mundiais derem nota ningem tira de là a geringonça e depois se ganham as eleições vai-lhes acontecer como ao passos pagar a crise deixem apodrecer a geringonça

Destaques V+