Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IRS terá dois novos escalões

06 out, 2017 - 20:19

Passam a ser sete. Executivo vai desdobrar o segundo e o terceiro escalões já no Orçamento do Estado para 2018, avança o "Expresso".

A+ / A-

O Governo aceitou a proposta do Bloco de Esquerda para criar dois novos escalões de IRS já a partir de Janeiro de 2018 e não de forma faseada. A informação foi avançada pelo Expresso e confirmada à Renascença por fonte próxima das negociações que decorrem entre o Governo e os seus parceiros de esquerda.

O modelo ainda não está absolutamente fechado, faltam acertar pormenores técnicos, mas está assegurado que haverá desdobramentos do segundo e terceiro escalões do IRS já no próximo ano. A intenção inicial do Governo era que esse desdobramento fosse faseado em dois anos (o desdobramento do segundo escalão em 2018 e o terceiro em 2019).

O Executivo tem dito que só tem 200 milhões de euros de folga para alterações no IRS, mas, com esta mexida nos dois escalões e não apenas no segundo, ultrapassa essa meta e aproxima-se dos 440 milhões que o Bloco de Esquerda entende que podem ser usados.

A nova tabela definitiva do IRS, com sete escalões, deverá, então, ser inscrita no Orçamento do Estado para 2018, desdobrando os actuais segundo e terceiro escalões, que concentram os rendimentos anuais entre os 7 mil e os 20 mil euros (segundo) e entre os 20 mil e os 40 mil euros (terceiro).

De acordo com as informações recolhidas pela Renascença, esta alteração pode influenciar os rendimentos de 1 milhão e 500 mil famílias.

As negociações para o Orçamento do Estado continuam a decorrer entre o Governo e os parceiros de esquerda, com reuniões em separado com Bloco, com PCP e com Verdes, como nos anos anteriores. Ao que a Renascença sabe ainda estão vários dossiers por fechar.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    08 out, 2017 Lisboa 16:13
    Depois vem o PSD safar...o PSD não safa nada saca o dinheiro das pessoas e mantém as mordomias do costume e quando sai deixa um país decadente e desacreditado mais pobre do que estava no lixo foi isso que aconteceu. Certas conversas até parece que a direita tem um bolso próprio para pagar as contas do país.
  • José Gomes L
    08 out, 2017 Lisboa 13:07
    Com tanta evolução tecnológica, já não há necessidade de haver escalões. Qualquer computador pode fazer um simulador. E nesse simulador de taxa de IRS, à medida em que vai aumentando o rendimento vai aumentando a taxa de IRS. Os saltos de escalão para escalão produzem sempre prejuízos para quem está no escalão imediatamente superior. Ex: aqueles simuladores dos PPR dos bancos são um bom exemplo
  • José Gomes L
    07 out, 2017 Lisboa 16:55
    Com tanta evolução tecnológica, já não há necessidade de haver escalões. Qualquer computador pode fazer um simulador. E nesse simulador de taxa de IRS, à medida em que vai aumentando o rendimento vai aumentando a taxa de IRS. Os saltos de escalão para escalão produzem sempre prejuízos para quem está no escalão imediatamente superior. Ex: aqueles simuladores dos PPR dos bancos são um bom exemplo
  • ac
    07 out, 2017 lx 11:58
    Quem vai pagar? Para o BE e PCP o dinheiro cai do céu Irresponsáveis demagogos Depois veem as bancarrotas e sacrifícios com o PSD a safar como em 2011
  • Tapados
    07 out, 2017 Aveiro 11:22
    Há uma preocupação obsessiva (doentia) de dar protagonismo ao Bloco, escondendo as iniciativas do PCP, chegando ao cúmulo de atribuir aos folclóricos "bloqueiros" o trabalho dos comunistas. Por exemplo, o PCP gere 24 Municípios e cerca de 250 Freguesias, o CDS gere 6 Municípios, mas o BE que nem sequer administra uma Junta de Freguesia, comparem a atenção prestada.
  • cfo
    07 out, 2017 09:44
    Preferia o inverso. Um flat tax (taxa unica de IRS) e um sistema de deduções à colecta de modo a que o mais pobres não pagassem IRS. Seria mais justo, mais claro e perceptível aos contribuintes. Mais escalões aumenta a complexidade e é isso que o Governo quer (mais complexo, mais confiusão = mais fácil enganar e sacar à classe média e alta).
  • Jacinto Leite
    07 out, 2017 Lisboa 08:51
    Não há nada como ser pobre em Portugal. Mas os pobres não pagam IRS 😄 10% paga 99% do que cobram...tristeza de pais este que se nivela por baixo
  • JChato
    07 out, 2017 07:15
    ISTO É (TUDO) PALHAÇADA DA "ESQUERDALHA CAVIAR"! Quem vai "beneficiar" com estas decisões? O (pouco que resta da "classe média"! Há pessoas aposentadas (reformadas) a receber 200 euros (e menos) por mês! Não "descontaram"? ALGUNS PROPOSITADAMENTE! Outros foram trabalhadores que, ou aceitavam trabalhar (e receber), sem descontos por IMPOSIÇÃO DOS PATRÕES ou ... não tinham como "ganhar a vida"! Isto é UM FACTO indesmentível e, como sempre, .... "quem se lixou foi o mexilhão"! HÁ FOME EM PORTUGAL! HÁ MISÉRIA EM PORTUGAL! Gente idosa sem recursos para "denunciar judicialmente" a "vida" que tiveram e "sobrevive" com a "ajuda e solidariedade" dos amigos e familiares e os que "acabam em lares (quase) tratados como animais"! É isto uma Democracia? Foi para isto que se fez o 25/Abril e o 25/Novembro? No bairro em que vivo, quase ninguém foi "votar"! Porquê? Porque quem não tem carro (e são muitas as pessoas), aos Domingos, nem "transporte público" há e os (mais) idosos NÃO PODEM CAMINHAR (não são capazes, fisicamente) MAIS DE 12 KMS (ida e volta) para o fazer! E a foto desta notícia é um "olhar embebecido" do Monhé com a "dona" do BE (uma demagoga rasca)! NADA DISTO É DEMOCRACIA! É UMA VERGONHA! Venha de lá o "lápis azul"! Já estou habituado!
  • joao123
    07 out, 2017 lisboa 05:31
    Devia era diminuir as retenções na fonte. Só o ano passado devolveram 20% do IRS cobrado, bem podiam baixar as retenções em 10% , era logo um aumento de 10% nos ordenados...
  • PS- Maioria absoluta
    07 out, 2017 lisboa 02:36
    Porque mostram a Catarina do BE? Que relevancia tem ela para o País? Eu acho que nenhuma ê um partido insignificante. Proxinas eleiçoes são despedidos do PS por maioria absoluta.

Destaques V+