Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Temos de aplicar o resultado do referendo", diz líder da Catalunha

04 out, 2017 - 20:16

Carles Puigdemont diz que “o que fizemos é o que outros povos farão no futuro”, vincula o Rei aos actos de violência de domingo passado, mas ainda apela ao diálogo.

A+ / A-
Puigdemont. “Temos de aplicar o resultado do referendo"
Puigdemont. “Temos de aplicar o resultado do referendo"

O presidente do Governo catalão, Carles Puigdemont, diz que o resultado do referendo tem de ser respeitado.

Carles Puigdemont insiste na mediação independente para tentar resolver o conflito com Madrid e deixa fortes críticas ao Governo de Rajoy e especialmente ao Rei de Espanha.

Numa declaração transmitida pela televisão catalã, Puigdemont considerou que as políticas de Mariano Rajoy foram catastróficas para a Catalunha e que o Rei, com o seu discurso, fez seu o discurso e as políticas do chefe de Governo, ignorando milhares de catalães.

“Temos que nos manter um só povo. Sentimo-nos fortes. O que fizemos é o que outros povos farão no futuro”, acrescentou.

Depois da violência no dia do referendo, Puigdemont considera que “as autoridades espanholas deviam explicar o que se passou no domingo”.

Após esse dia de ida às urnas, “estamos mais perto do nosso desígnio histórico”, referiu.

“Paz, diálogo e acordo”, é o que defende o presidente do Governo da Catalunha.

No dia do referendo pela independência da Catalunha, declarado inconstitucional pelo tribunal, a polícia de Madrid carregou sobre os catalães e provocou quase 900 feridos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O NORTE É UMA NAÇON!
    05 out, 2017 Cagaia 20:08
    O que tens para apresentar??! Uma mão cheia de nada! Vai-te catar!
  • joel caiado
    05 out, 2017 abrunheira 15:53
    F. BOTELHO: CORRETO .
  • Francisco Botelho
    05 out, 2017 Estoril 13:58
    Os senhores Puigdemont r Junqueras ja deviam estar presos por tentativa de golpe de estado, prevaricaçao de fundos publicos, crimes de lesa patria, etc. A serie de disparates que se tem escrito é incrivel. O sr Puigdemont, está provado, falsificou e manipulou fotos de dia 1. O governo catalao independista representa uma minoria da Catalunha. A Catalunha aprovou com 95% a Constituição. A Constituicao é soberana e tem mecanismos para situacoes destas de incumprimentos. O que se viu foi uma tentativa de golpe de estado, de um lunatico ditador. A Catalunha nunca foi independente, nem Portugal nunca pertenceu a Espanha. Eram dois paises independentes, reinados pela mesma coroa austriaca. Pela logica entao o Reino do Algarve devia ser independente. Como reagiriam os pseudo independentistas se o Algarve, o Minho, a Madeira ou as Berlengas declarassem uma idependencia uilateral. Mais uma vez estamos perante uma ditadura das minorias, sob a capa do politicamente correcto
  • Mark paulo
    05 out, 2017 Coimbra 12:24
    Existem pessoas que tratam a independência da Catalunha como a 7 maravilha... Aí eu pergunto, se apoiam a independência da Catalunha tbm apoio a independência da Madeira e dos Açores face a tirania de Lisboa! .... Rua com Lisboa abaixo o Salazarismo de Lisboa que só tem empobrecido o país...queremos a independência! ...... Oh filhos abram os olhos essa coisa de sexo amor e drogas já passou a muito.... E preciso ver a realidade e a realidade é se querem destruir Catalunha, destruir em termos económicos e sociais realmente que dêem então a independência pois vão viver isolados da Europa e fora do euro vão ver a própria moeda e desvalorizar e os produtos a aumentar de preço vão ver que nem só dá língua ou da cultura vive o homem... E preciso dinheiro pra manter um estado e nos primeiros 20 anos após independência vão ser terríveis.... Ou esqueceram se das consequências económicas que o 25 Abril teve???? O referendo não é legítimo não ah ninguen que prove o número de votos são correctos e pra mais pra que tanto braco de ferro de ambas as partes?? Ambas as partes estão agir mal está e a verdade.
  • ac
    05 out, 2017 lx 12:24
    qual referendo??? o da comunicação social e esquerda revolucionária?
  • Joel caiado
    05 out, 2017 abrunheira 12:23
    TEMOS DE APLICAR O RESULTADO DO REFERENDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Qual referendo ? ------------------------------------------ Agora eu pergunto: ISTO É DEMOCRACIA ?---------------------------------------- Se é democracia, então o Rei de Espanha , ou melhor, o seu governo, que mande prender este agitador e mais camaradas , pois tem o direito e dever de manter toda a Espanha coesa. Poe este andar, as grandes fortunas de Portugal se vão tornar independentes do resto do país, embora continuando a explorar o povo português, mas não contribuindo com impostos nem coisa nenhuma para a Nação.
  • VICTOR MARQUES
    05 out, 2017 Matosinhos 11:25
    Slogan dos tempos que correm: "Alentejo independente, já"...
  • Tiago Soares Pinto
    05 out, 2017 Porto 10:35
    A Catalunha Livre e Independente! A Catalunha tem direito a ser livre e independente. Portugal também tinha o direito à ser independente e tornou-se independente. A Catalunha é uma nação. Estou muito ansioso pela Declaração Unilateral de Independência.
  • José
    05 out, 2017 Lisboa 09:17
    É triste ver em PORTUGAL tanto espanholita! Espetam a conversa das orientações politicas, quando na essência o problema aqui é o desejo manifesto desde sempre dos catalães verem-se livres do jugo castelhano! Nada tem a ver com direitas ou esquerda essa é uma conversa imbecil. Tem sim a ver com a vontade de uma nação ser livre, decidir por os destinos da sua pátria, que o é, sem o paternalismo e o controlo de estrangeiros que dura há 300 anos. Apenas isso, o facto de ser esquerda ou direita tem apenas a ver com o facto quem irá ficar na História como libertador do seu país, como alguém que não quer ser capacho dos outros! É triste e parado ao ver portugueses, gente da nação que mais lutou por se afirmar a este remendo forçado de nações chamado Espanha, serem tão defensores da submissão dos outros à arrogância castelhana! Não são portugueses, de certeza!
  • fernando varela
    05 out, 2017 FORTALEZA 02:53
    NA CATALUNHA COMO NA VENEZUELA, 30% DO POVO NÃO REPRESENTA A MAIORIA. CATALUNHA SER INDEPENDENTE, É DAR A VITÓRIA A PUTIN, E INICIAR A DESTRUIÇÃO DA EUROPA. SÓ OS EXTREMISTAS DE DIREITA APOIAM OS SEPARATISTAS DA CATALUNHA. MAIS NINGUÉM. O POVO ESTÁ COMPLETAMENTE ADORMECIDO E CEGO. A ESPANHA É UM GRANDE PAÍS, E O SANGUE DAQUELES QUE MORRERAM PARA FAZER A ESPANHA ASSIM, NÃO FOI DERRAMADO EM VÃO.

Destaques V+