Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Puigdemont vai declarar independência da Catalunha “numa questão de dias”

03 out, 2017 - 23:08

Na mesma noite em que o Rei criticou os responsáveis catalães secessionistas, o líder do governo regional afirma que vai declarar a independência no final desta semana ou início da próxima.

A+ / A-
Catalunha vai declarar independência “numa questão de dias”
Catalunha vai declarar independência “numa questão de dias”

O presidente da região autónoma da Catalunha pretende declarar a independência do território “numa questão de dias”.

Carles Puigdemont terá dito à BBC que o acto unilateral se realizará “no final desta semana ou no início da próxima”.

Questionado pela BBC sobre como reagiria caso Madrid intervenha para controlar o Governo catalão, Puigdemont respondeu que “isso seria um erro que mudaria tudo”.

O Governo regional da Catalunha já tinha manifestado a intenção de declarar a independência em relação a Espanha depois de ter anunciado que 90% dos eleitores do referendo que teve lugar no domingo passado se terem manifestado a favor dessa opção.

Na mesma noite em que o Rei Felipe VI fez um discurso de oito minutos sobre o assunto, em que criticou duramente os responsáveis catalães, Puigdemont aumenta a parada e afirma mesmo que a declaração da independência se fará numa questão de dias.

O referendo de domingo foi considerado ilegal por Madrid e pelo tribunal constitucional e a polícia interveio para impedir o acto em vários locais, levando a cargas policiais que resultaram em perto de 900 feridos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    04 out, 2017 Olivença 23:27
    O caso da independência da Catalunha não se trata de um caso de direitas ou esquerdas, trata-se simplesmente de uma questão de nacionalidade roubada pela força das armas e os catalães no geral sentem-se colonizados e amesquinhados por um Poder que na prática nada lhes diz e lhes é imposto à força, é apenas isso por mais que uns e outros procurem encontrar argumentos para aniquilar as suas pretensões e direitos.
  • mendes
    04 out, 2017 braga 11:11
    a retorica da esquerda e dos comunistas e mesmo essa dividar para melhor dominar o povo se a catalunha nao e espanha lisboa e o alentejo tambem nao sao portugal de santarem ate faro foi conquistado e roubado aos mouros pecam a independencia e formem um pais no sul a rfa e a rda juntaram se uniram se porque a uniao faz a forca na espanha e o contrario querem dividir a espanha para serem mais fracos pergunto e isto e mais uma prova que a esquerda nao respeita as constituicoes
  • Lobo
    04 out, 2017 Porto 10:10
    ESTES CASTELHANOS... TÊM UMA LATA... A Espanha continua aberta ao diálogo", disse a diplomata Francisca Pedrós, que representou o país numa reunião da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, responsável pelos assuntos de descolonização. A proposta de co-soberania, motivada pela decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia, já foi apresentada por Espanha há um ano nesta mesma comissão. Francisca Pedrós disse hoje que a oferta "permanece plenamente válida" e defendeu que a "integridade territorial espanhola continua tristemente ferida pela existência de uma colónia" no país. "A Espanha não deixou de exigir a restituição deste território e continuará a fazê-lo enquanto a descolonização não ocorrer", afirmou. A diplomata referiu que, apesar de "todas as ilegalidades e queixas", a Espanha nunca cessou os seus esforços de negociação, afirmando que o espírito de diálogo fica provado pela proposta de soberania e tentativas de implementar um novo esquema de cooperação regional.
  • P.R.
    04 out, 2017 Olivença 10:07
    Catalunha independente já! Portugal sofreu na "pele" as pretensões espanholas ao longo dos seculos, por isso mesmo todos os portugueses têm de estar ao lado dos catalães! Força Catalunha!
  • Agustin
    04 out, 2017 Molins de rei 08:24
    Al parecer estos politicos de pacotilla se creen que estan en el siglo VI. Aun no le dicen a sus votantes si el verdadero motivo de su independencia sea generado por el capricho de un puñado de familias que quieran decorar la ocupacion de la peninsula durante los siglos IV y subsiguientes. Y a ver como le asentara al catalan que les prometan a todos los extrangeros de origen musulman la nacionalidad catalana....vaya desespero. No lo digo en tono racista pero recuerdo que por el año 2011 en la tele catalana unos al pie de barceloneta le decian al reportero ftente a las camaras que odiaban a quenes les daba acogida. Bueno como muchos, si las cosas no dan aqui siempre tenemos a donde ir.
  • afterlife
    04 out, 2017 porto 07:56
    E' muito interessante ver a direitalha portuguesa a opinar aqui e noutros social media blogs numa de panico total pois nao suportam a ideia da liberdade. Os facholas do costume completamente acefalos e com os poucos neuronios que possuem amplamente condicionados a'mentalidade fascista que provavelmente os papas lhes ensinaram, nao conseguem disfarcar a frustacao de ver as pessoas livres a querer ser independentes do sistema imposto. Sao milhoes de pessoas na Catalunha e nao sao todos de esquerda seus atrasados mentais fascistas. Ate' veem para aqui incluir a Russia e a China nisto tal e' a frustacao e lavagem cerebral fachola que teem nos tais poucos neuronios que possuem. Portugal e' tao ou mais fascista que Espanha. Esta' e' encapucado com tanga da democracia desde o 25 de Abril. Nao esquecer que o fascismo foi proibido como doutrina ideologica a nivel mundial depois da segunda guerra. Ora os facholas disfarcaram-se de democratas rapidamente e aqui andam nestes blogs a dar nas vistas. E sao realmente acefalos pois pensam que os outros nao os topam a milhas!... Coitados.
  • Mara
    04 out, 2017 Portugal 07:41
    Estão a ajudar os terroristas a virem atacar mais rapidamente os Povos Ibéricos, deviam pensar inteligentemente no que estão a fazer, quanto mais fragilizada estiver a Península maior será esse risco, uma leviandade muito grande após o atentado que ocorreu em Espanha...
  • José Guimarães
    04 out, 2017 Lisboa 07:41
    Pela pressa se mede o tamanho da aldrabice. Pobres dos Catalães, para o que se guardam.
  • Dani Silva
    04 out, 2017 EU 07:29
    Se esta é mesmo a vontade do povo da Catalunha, que assim seja. A democracia é assim... liberdade!
  • Irineu
    04 out, 2017 Rio branco 06:54
    Irineu você não sabe nem eu

Destaques V+