Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Santuário de Fátima acolhe padres doentes e idosos

28 set, 2017 - 16:23 • Paula Costa Dias

Esta é uma forma de homenagear alguns dos sacerdotes que, ao longo dos anos, colaboraram com Fátima.

A+ / A-

Mais de duas dezenas de padres idosos e doentes oriundos de todo o país estão, a partir de esta quinta-feira e até sábado, reunidos em Fátima para a peregrinação jubilar organizada pelo santuário, que assim encontra uma forma de homenagear aqueles que, ao longo da vida, prestaram serviço em Fátima.

A peregrinação jubilar pensada para sacerdotes idosos e/ou doentes que já não podem deslocar-se sem a ajuda de outros é um gesto de reconhecimento do santuário para com aqueles que, ao longo dos anos, têm vindo a Fátima sobretudo para colaborar no ministério da reconciliação.

Segundo o padre José Nuno, da organização, “muitos milhares de padres ao longo destes cem anos aqui acolheram muitos milhões de peregrinos que vieram a Fátima em busca dessa experiência concreta e cimeira da misericórdia de Deus que é a absolvição dos seus pecados.”

Por isso, acrescenta o sacerdote, “esta iniciativa é exactamente fazer justiça à história, fazer justiça a estas pessoas, a estes sacerdotes”.

Para o padre Norberto Cristóvão, da Congregação do Espírito Santo, esta é uma forma de rever tantos momentos passados ao serviço de Nossa Senhora. Tendo-se tornado uma presença assídua em Fátima devido, sobretudo, ao seu trabalho na pastoral da saúde, o sacerdote assume que Fátima marcou a sua vida e destaca a importância da mensagem que a Virgem lá deixou.

Para o sacerdote, trata-se de uma “chamada à conversão para uma mudança de vida, e até para mudança da vida do mundo porque Nossa Senhora veio em plena época de guerra e só a conversão muda os corações. E quando os corações estão inundados do amor, a paz aparece.”

A peregrinação inclui a participação nalgumas celebrações religiosas do santuário e momentos de reflexão sobre a mensagem de Fátima e a oração do Rosário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+