Tempo
|
A+ / A-

Seis em cada 10 crianças não ingerem fruta e legumes na quantidade certa

25 set, 2017 - 09:48

OMS recomenda cinco porções diárias de frutas ou legumes, mas raros os que seguem o conselho.

A+ / A-

A maior parte das crianças portugueses entre os 2 e os 10 anos não consome a quantidade mínima de fruta e legumes estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A percentagem é de 65%, diz a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) no mais recente estudo, conhecido esta segunda-feira.

Segundo a investigação, são as crianças entre 6 e 7 anos que mais se afastam da recomendação da OMS, que aconselha o consumo de cinco porções de frutas ou legumes (ou o equivalente a 400 gramas) todos os dias.

É nos Açores que a regra da autoridade mundial para a saúde é menos seguida, com 84,7% a ingerirem quantidades de fruta e legumes abaixo dos níveis recomendados.

Segue-se o Algarve (78,2%), a Madeira (69,8%), a região de Lisboa e Vale do Tejo (66,8%), o Norte e o Alentejo (63,4%) e a região Centro (62,5%).

Os investigadores concluíram que 85,8% dos alunos almoça todos os dias no refeitório da escola e que mais de metade desses alunos (54,5%) refere não incluir legumes no prato.

Os dados demonstram também que as crianças obesas são as que menos legumes ingerem, com uma prevalência de 38,3% de consumo inferior às recomendações.

A investigação da APCOI foi realizada junto dos alunos participantes na 6ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” no ano letivo 2016-2017. A recolha de dados, através da aplicação de um questionário antes e depois das 12 semanas de intervenção do projeto, foi reportada à APCOI pelos professores e decorreu entre os dias 16 de outubro de 2016 e 20 de janeiro de 2017.

A amostra global deste estudo é composta por 17.698 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos de 388 estabelecimentos de ensino pertencentes a 139 concelhos dos 18 distritos continentais e das duas regiões autónomas: Açores e Madeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    25 set, 2017 évora 11:33
    Não existe uma disciplina adequada aos tempos atuais que sirva para ensinar a comer vs necessidades corporais vs calorias dos alimentos . Apenas metem nas Escolas sopas de Alface e disciplinas dedicadas a estar sentado no sofá a teclar . Não existe educação física nas Escolas , existe o " vão jogar à bola e saltar à corda " .

Destaques V+