Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catalunha. Rajoy quer comando único da polícia para evitar referendo

23 set, 2017 - 12:13

Ministério Público espanhol não está contente com a actuação dos Mossos d'Esquadra na Catalunha.

A+ / A-

O Ministério Público pediu ao Ministério do Interior que coordene todas as forças de segurança na Catalunha, incluindo os Mossos d'Esquadra, para lidar com as operações planeadas para evitar o referendo 1-O.

A notícia será anunciada esta tarde, segundo o jornal espanhol “El País”, pelo Procurador Geral Superior da Catalunha, José María Romero de Tejada.

O Ministério do Interior nega que a decisão envolva a retirada da Generalitat da polícia catalã, responsável pela manutenção da ordem pública na comunidade, e justifica a medida pela necessidade de melhorar a coordenação entre diferentes órgãos.

A reunião contou com a presença de Diego Perez de los Cobos, director do Gabinete de Coordenação e Estudos do Secretário de Estado da Segurança do Ministério do Interior.

A decisão ocorre após uma semana de convulsão, em que o Ministério Público não escondeu o desconforto pelas acções dos Mossos d’ Esquadra, a quem acusam de não cooperar com os dispositivos ordenados pelas autoridades judiciais.

O caso mais notório foi a entrada da Guarda Civil na sede do Departamento de Economia da Generalitat, localizado na Rambla de Catalunya de Barcelona, onde milhares de pessoas se reuniram e três veículos foram destruídos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    27 set, 2017 Viseu 19:11
    A Catalunha nunca foi independente!
  • Jorge
    23 set, 2017 15:11
    Estes Catalaes sao uma cambada de racistas, conheço muinto bem este pessoal e se o Sr Rajoy nao os aperta , estes gaijos nao vao fazes caso nenhum das leis, e vao fazer o que eles bem entenderem , sao uma cambada de fanaticos independentistas.
  • santos
    23 set, 2017 anadia 14:28
    pobres catalans tudo por ódio a madrid ,estes tristes liderados por um senhor com ódio cego ao governo central quer arruinar uma regiao só com a mania de se tornar independente, penso que esta gente ainda nao abriu os olhos e ainda nao viram que vao ficar isolados da comunidade europeia ....
  • João Pires
    23 set, 2017 Porto 14:22
    O pior do franquismo, do centralismo, de que Lisboa tanto gosta.

Destaques V+