Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE receberia Reino Unido de “braços abertos” se recuasse no Brexit

15 jun, 2017 - 18:21

A declaração foi feita esta quinta-feira por Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia.

A+ / A-

O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, diz que acolheria "de braços abertos" o Reino Unido na União Europeia, se Londres recuasse na sua decisão de a abandonar.

"Sim, se, a qualquer momento, eles [os britânicos] dissessem: 'esperem, reflectimos, gostaríamos de ficar', eu recebê-los-ia de braços abertos", declarou Timmermans durante uma conferência, em Praga.

"Isso depende completamente deles", adiantou Timmermans, a menos de uma semana do início das negociações sobre o 'Brexit', no dia 19.

As declarações de Frans Timmermans acontecem após o Presidente francês, Emmanuel Macron, assim como o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, terem deixado "a porta aberta" ao regresso do Reino Unido à União Europeia.

Na quarta-feira, Guy Verhofstadt, negociador do 'Brexit' pelo Parlamento Europeu, declarou, no entanto, que se trataria de "uma porta nova, com uma nova Europa, uma Europa sem desconto, sem complexidade, com um verdadeiro poder e unida", adiantando estar convencido de que o Reino Unido vai continuar o processo de saída.

O Reino Unido deverá deixar a União Europeia no final de Março de 2019, ou seja, dois anos após o lançamento oficial do procedimento de saída pela primeira-ministra britânica, Theresa May, no passado dia 29 de Março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando
    30 ago, 2017 Grandola 11:51
    Não contornarem este problema ira criar fragilidades na EU sem procedentes. A “Citi” dá para pagar muito mais e como mais valia é insubstituível, será sempre um remendo.
  • otário cá da quinta
    16 jun, 2017 coimbra 11:23
    Há um GAJO na U.E. que dá beijinhos a torto e a direito aos outros ministros que por lá passam, portanto, até acredito que este MELRO tudo (!) dê ao Reino Unido para que este volte ao ANTRO DE LADRÕES.

Destaques V+