Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit. Negociações Reino Unido/União Europeia começam segunda-feira

15 jun, 2017 - 16:36

O Brexit ganhou corpo após os eleitores britânicos terem votado pela saída da União Europeia no referendo de 23 Junho de 2016.

A+ / A-

Era a data prevista, mas só esta quinta-feira foi oficialmente confirmado que as negociações sobre o Brexit entre o Reino Unido e a União Europeia começam na próxima segunda-feira.

O ministro do Brexit, David Davis, e o chefe negociador dos 27, Michel Barnier, reúnem-se pela primeira vez no dia 19 de Junho, confirmam os britânicos em comunicado.

O artigo 50 do Tratado de Lisboa, que determina o processo de saída da União Europeia, foi activado pela primeira-ministra Theresa May a 29 de Março. A notificação foi feita por carta ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

No final das negociações entre a UE e o Reino Unido, que devem durar cerca de dois anos, o Parlamento britânico terá de votar o acordo, para decidir se o aceita ou rejeita.

O Brexit ganhou corpo após os eleitores britânicos terem votado pela saída da União Europeia no referendo de 23 Junho de 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+