Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclismo

"Sprint" para a mudança. UCI tem novo presidente

21 set, 2017 - 16:43

Numa eleição pouco pacífica, Brian Cookson foi destronado, numa autêntica "goleada", pelo francês David Lappartient.

A+ / A-

O francês David Lappartient foi eleito, esta quinta-feira, como novo presidente da União Internacional de Ciclismo (UCI), numa "goleada" a Brian Cookson, que estava no cargo desde 2013.

Lappartient, de 44 anos, venceu a eleição, levada a cabo em Bergen, na Noruega, por 37 votos e prometeu livrar-se da "corrupção" que custou à UCI uma "reputação desastrosa". "É uma grande responsabilidade e vou lutar, durante os próximos quatro anos, por ser digno de tamanha confiança", frisou.

Cookson, de 66 anos, afirmou que o organismo que tutela o ciclismo mundial está "irreconhecível" face à altura em que tomou posse e que deixa a posição "de cabeça levantada". O britânico foi o primeiro presidente da UCI a cumprir apenas um mandato.

Durante a campanha, Cookson acusou o seu antecessor, Pat McQuaid, que o apelidou de "fraude" e apoiou Lappartient publicamente, de conspirar contra ele.

"Alguém tinha de se impor e enfrentar o regime anterior, que arrastou o ciclismo pela lama. Deixo a UCI sabendo que cumpri todas as promessas que fiz há quatro anos", sublinhou Cookson, após a eleição.

Lappartient, presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), é o primeiro francês a assumir a liderança da UCI desde Achille Joinard, que comandou os destinos do ciclismo mundial entre 1947 e 1957.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+