Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oliveira Martins defende ​"sistema fiscal mais amigo das famílias”

19 set, 2017 - 23:32 • Paula Costa Dias

Antigo presidente do Tribunal de Contas pede apoios e incentivos à natalidade e a equiparaçaõ dos direitos do pai e da mãe.

A+ / A-

“O sistema fiscal tem de ser mais amigo das famílias”, defendeu Guilherme d’ Oliveira Martins, esta terça-feira, na abertura das jornadas nacionais da Pastoral Social, em Fátima.

O administrador da Fundação Calouste Gulbenkian alerta para a necessidade de se aumentar a taxa de natalidade já que se prevê que, nas sociedades desenvolvidas, dentro de duas décadas a esperança média de vida seja os 100 anos e a sustentabilidade dos sistemas sociais depende da resposta à baixa taxa de natalidade.

Além de defender um “o sistema fiscal mais amigo das famílias”, Oliveira Martins disse que “a economia tem de compreender a realidade familiar e tem de compreender que deve haver apoios e incentivos.”

Por outro lado, há que equiparar os direitos do pai e da mãe. Para o ex-presidente do Tribunal de Contas, “a única maneira que temos de contrariar a discriminação da mulher é criar mecanismos e instrumentos em que haja licenças de paternidade obrigatórias para os dois”.

Ou seja, “parentalidade para o pai e para a mãe.” Desta forma, “a entidade patronal já não terá aquela tentação de dizer “entre o homem e a mulher… pois a senhora amanhã se calhar vai ter uma criança… Não, não pode ser,” acrescentou perentoriamente.

As jornadas da pastoral social começaram esta terça-feira em Fátima com o tema: “Família e Transformação Social - Uma Perspetiva a partir da Amoris Laetitia”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+