Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autárquicas no Porto. João Semedo desiste por razões de saúde

06 jun, 2017 - 10:51

João Teixeira Lopes é o substituto. Semedo será o n.º1 dos bloquistas na lista candidata à Assembleia Municipal.

A+ / A-

João Semedo, o ex-coordenador do Bloco de Esquerda (BE), vai renunciar à candidatura à Câmara do Porto, anunciada em Março, sendo substituído por João Teixeira Lopes.

O anúncio foi feito esta terça-feira numa sessão, na sede do BE Porto, presidida pela líder do partido, Catarina Martins. João Teixeira Lopes também esteve presente.

Em conferência de imprensa, João Semedo explicou “que há pouco mais de uma semana, de uma forma brusca, súbita e imprevista” tomou conhecimento de que tem um problema de saúde cujo tratamento é “inadiável” e “incompatível” com a actividade que desenvolveu nos últimos três meses.

A coordenadora do BE, Catarina Martins, anunciou que João Teixeira Lopes é agora o candidato do bloco à liderança da Câmara do Porto.

Catarina Martins salientou, contudo, que o BE continua a contar com João Semedo nesta candidatura para as eleições autárquicas de 1 de Outubro, “com as suas ideias, o programa, empenho e capacidade política”, bem como com “a sua presença na medida do esforço que pode fazer”, passando a ser o cabeça-de-lista do partido à Assembleia Municipal do Porto.

Assim, Semedo e João Teixeira Lopes trocam de lugar, passando o primeiro a cabeça-de-lista do BE à Assembleia Municipal do Porto e o segundo a candidato à liderança da autarquia.

João Semedo acrescentou que, perante a necessidade imediata de tratamento, necessita “de interromper agora” a sua candidatura e que dá “hoje por concluída essa candidatura e essa actividade”.

"A boa notícia"

“Esta candidatura ‘Porto: agora as pessoas’ vai continuar, mantendo os seus objectivos, a sua ideia, o seu projecto, a sua proposta, a sua alternativa para o Porto e mantendo também a sua ambição principal, que é a de garantir a presença do BE pela primeira vez na Câmara Municipal do Porto”, sublinhou João Semedo.

“Essa é a boa notícia que vos trago hoje, é que a campanha vai continuar com mais força, projectando-se mais, alargando-se mais e, chegando ao dia 1 de Outubro, cumprindo esse objetivo”, concluiu.

A coordenadora do BE enalteceu “a generosidade e determinação” de João Semedo, afirmando que pôs a política no centro da campanha autárquica do Porto, quando parecia que tudo menos política estava a ser discutido nesta cidade”.

“Vamos continuar esse percurso”, garantiu, adiantando que também o João Teixeira Lopes demonstrou a sua “grandeza, assumindo ser candidato à câmara municipal e assim continuando este projecto”.

João Semedo e Teixeira Lopes “fazem parte de uma equipa do BE no Porto que continuará a trabalhar para uma campanha que põe a política no centro, põe as questões da habitação, dos direitos de quem vive no Porto no centro do debate político, porque é aí que o Bloco tem de estar, preocupado com as pessoas”, disse Catarina Martins.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+