Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Meia no pé para Calais”. Jovens portugueses promovem campanha solidária

01 set, 2017 - 09:15 • Redacção com Ecclesia

“Com o Inverno aí à porta, o nosso objectivo é recolher o máximo número de meias possível até dia 20 de Setembro".

A+ / A-

“As meias são uma das peças mais escassas na distribuição de roupas aos refugiados e, por isso, criámos uma campanha solidária com o objectivo de recolher e levá-las para Calais”. A ideia partiu de três jovens de Leiria, que colocaram em marcha um projecto para recolher 1.200 meias até 20 de Setembro.

“Com o Inverno aí à porta, o nosso objectivo é recolher o máximo número de meias possível e levá-las até lá! Uma vez que cerca de 96% da população de refugiados na zona é do género masculino, apelamos à doação maioritária de meias para jovens adultos de tamanhos 40-43”, pode ler-se na página do Facebook criada para promover a campanha.

A iniciativa surgiu depois de Maria Fernandes ter trabalhado como voluntária num campo de refugiados em Calais, no Norte de França, avança o jornal “Presente”, da Diocese de Leiria-Fátima.

Durante esse tempo, apercebeu-se “que roupa interior e meias são a maior necessidade dos deslocados”, sobretudo durante os meses mais frios do Outono e do Inverno que aí vêm.

Com mais dois amigos, Miguel Ferraz e Telmo Soares, Maria Fernandes criou a associação “Meia no pé para Calais”, que pretende calçar 600 refugiados.

Onde podem ser deixadas estas peças de vestuário? Existem pontos de recolha espalhados por todo o país, desde a Guarda a Lisboa. Veja aqui a lista

A cidade portuária de Calais tem sido destino para milhares de migrantes saídos de África ou do Médio Oriente, em fuga de flagelos como a guerra, a perseguição étnica, religiosa ou política e as tragédias humanitárias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio
    01 set, 2017 Porto 10:54
    Acho que a ajuda devia começar pelos sem-abrigo em Portugal

Destaques V+