Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

São 128 os detidos este ano por crime de incêndio florestal

05 set, 2017 - 13:47

Subida de 75% em relação a 2016. Segundo o comandante operacional nacional, registaram-se na última semana 439 incêndios florestais, que mobilizaram 2.605 veículos e 221 meios aéreos.

A+ / A-

As autoridades detiveram 128 pessoas pelo crime de incêndio florestal este ano, significando um aumento de 75% em relação a 2016.

“Até ao dia de hoje, as autoridades com competência nesta matéria têm 128 detidos, número bastante superior em relação a 2016, que eram 73”, disse, esta terça-feira, o comandante operacional nacional, Rui Esteves, numa conferência de imprensa sobre o ponto de situação dos incêndios rurais registados entre 29 de agosto e 4 de setembro e as expectativas para a próxima semana.

Segundo o comandante operacional nacional, registaram-se na última semana 439 incêndios florestais, que mobilizaram 2.605 veículos e 221 meios aéreos, sendo os distritos de Castelo Branco e Guarda os mais afetados.

Rui Esteves adiantou que ocorreu uma diminuição do número de incêndios durante os dias 29 de Agosto e 4 de Setembro em relação à semana anterior, ao registar-se menos 512 fogos.

O responsável disse também que, na última semana, diminuíram os incêndios diurnos e aumentaram os que tiveram início durante a noite.

Para os próximos dias, o comandante operacional nacional avançou que as temperaturas vão variar entre os 28 e os 32 graus, mantendo-se o risco de incêndio nas classes de "elevado" e "muito elevado" nos distritos do interior norte e centro e Algarve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    05 set, 2017 Lisboa 19:36
    Todos tolinhos e bêbados. Nenhum colocou fogo a mando de ninguém. Se houve muitos mais incendiários deveu-se também ao calor. Se houve mais tolinhos a colocar fogos foi porque o sol quente deu cabo da cabeça a mais gente. Se houve mais bêbados a colocar fogos foi porque com o calor a sede aumentou. Simples.
  • santos Silva
    05 set, 2017 Setubal 16:16
    Gostava de saber é quando é que se diz aos contribuintes o que está por trás destes fogos postos quando toda gente sabe mas ninguém diz nada
  • bonifácio
    05 set, 2017 guia 16:05
    São somente as estatísticas do costume, para se ver se estamos em alguma coisa à frente dos outros países; contudo, gostava de saber se nestes 128 detidos se encontra algum PEIXE GRAÚDO, ou se se TRATA SOMENTE DO PEIXE MIUDO.
  • pereira
    05 set, 2017 Braga 15:32
    Pergunta: Quantos estão presos?
  • TUGA
    05 set, 2017 LISBOA 14:45
    Ninguém vai ser julgado, para o ano que vem vão estar ao serviço do negócio dos fogos que rendem milhões e em 43 ano da chamada democracia ninguém os teve no sítio para acabar com o negócio. HÁ MUITA GENTE GRANDE A MAMAR DESTE CHORUDO NEGÓCIO.
  • Filipe
    05 set, 2017 évora 14:45
    Devem ser com estes menores baleados de costas e à queima roupa pelos capangas das forças de segurança de Portugal , resta saber se pelo que veio agora a público em que 97% dos inquéritos relativos a estes presos e alegados incendiários são arquivados , se não andam com a pistola 9mm a obrigar a dizer que puxaram fogo ou a darem porrada como no Algarve os capangas da PJ esmurraram a outra para dizer que matou a filha , é só estarem atentos : "Ministério Público acusa polícia de atingir a tiro quatro jovens durante perseguição"
  • António
    05 set, 2017 Porto 14:31
    Tem que fechar as tascas no Verão.Afinal os incendiários são todos babados.Tem que se fazer campanha de prevenção contra o alcoolismo se não prevenção de incendios

Destaques V+