Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Área ardida em Portugal representa quase metade da consumida na UE

01 set, 2017 - 09:02

Itália e Espanha seguem-se no ranking do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais. Em Portugal, ocorreram 16% dos fogos que deflagraram em toda a União Europeia este ano.

A+ / A-

Veja também:


De toda a área ardida na Europa, quase metade foi em Portugal, com 223.889 hectares de floresta queimada até 1 de Setembro.

Os dados são do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, segundo o qual Itália já vai com pouco mais de 131 mil hectares ardidos e Espanha com 61.874 hectares.

No total da União Europeia, arderam até Setembro 558.782 hectares. Um valor mais alto do que a média verificada nos últimos oito anos (2008-2016): 265.843 hectares.

Em Portugal, entre 2008 e 30 de Dezembro de 2016, ardeu uma média de 94.239 hectares, o que significa que 2017 se mantém como o ano recorde em termos de área ardida.

No que toca ao número de fogos, os números não divergem muito. Segundo o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, ocorreram 224 incêndios este ano em Portugal, sendo a média dos oito anos anteriores de 266 por ano.

Na União Europeia em geral, ocorreram 1.416 incêndios este ano, dos quais quase 16% foram em Portugal. Só em Junho, numa semana, arderam 53 mil hectares de floresta no país.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    01 set, 2017 Lisboa 13:27
    Foi mesmo mau os incêndios este ano...eu já andei a apagar fogos...é digo vos quando aquilo...se descontrola é o salve-se quem puder...é como as cheias que vem agora a seguir...
  • chamandim
    01 set, 2017 gatões 12:37
    Vá lá, vá lá, ainda somos bons em alguma coisa, alem nas gajas e nos copos. Contudo, nunca esquecer que em ladroagem e corrupção, já não há quem chegue para nós.
  • jose lourenço
    01 set, 2017 seladinhas 11:41
    Só quem não combateu chamas como eu, pode penssar que é possivel combater incendios em Portugal, sem o precioso conhecimento do terreno por parte das populações ‚ e sem se faserem contrafógos. Pode penssar-se, que tudo é feito para defender (para além da manifesta incompetencia), dos responsaveis na matéria; interesses privados. Criar empresas privadas para combater incendios, se nao houver incendios, dedicam-se à pesca para poder pagar os juros aos Bancos. Porca Miséria
  • Alberto
    01 set, 2017 Porto 11:04
    Portugal nos primeiros lugares das estatísticas sobre ataques terroristas! Basta verificar o número de mortos, feridos e os prejuízos materiais, sociais e psicológicos. A que se deve tudo isto?! À enorme cobardia e incompetência das "elites" politicas que nas últimas décadas tem sugado recursos em benefício próprio.
  • Eborense
    01 set, 2017 Évora 11:03
    Uma vergonha para o País e devia ser também uma vergonha para os políticos que têm governado Portugal nos últimos 40 anos. Só que eles não têm vergonha!
  • DR XICO
    01 set, 2017 LISBOA 10:56
    Lá estão os jornalista preocupados com os incêndios, já chega de imagens e reportagens, os politicos não ligam rigorosamente nada a isto há dezenas de anos, aparecem nas televisões com caras muito tristes alguns até chegam a chorar massss depois PRÓ ANO HÁ MAIS.
  • José Saraiva
    01 set, 2017 Viseu 10:27
    ainda é MUITO POUCO....e´preciso arder um "certa área" em LISBOA par se tornar significativa..
  • Jota
    01 set, 2017 Lisboa 10:13
    Investiguem:a incompetência nacional, os juízes que toleram os incendiários e os colocam em casa, investigue e seja sérios.A UE que investigue e imponha regras a Portugal .

Destaques V+