Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 40 músicos em dez palcos de Alfama em festival de fado

15 set, 2017 - 07:20

Pelo palco Caixa passam António Zambujo, Marina Mota, Gisela João, Marco Rodrigues, entre muitos outros. Mas há também músicos vindos de outros territórios musicais, caso do pianista e compositor Júlio Resende.

A+ / A-

Até sábado, o fado “a estrela maior” em Alfama, com actuações de mais de 40 músicos em dez palcos espalhados por aquele bairro histórico de Lisboa.

Pelo quinto ano consecutivo, “o Fado volta a cumprir o seu destino: ser a estrela maior no coração de Lisboa, no bairro de Alfama”, de acordo com a organização do Caixa Alfama.

Num festival dedicado ao fado, há também músicos vindos de outros territórios musicais, caso do pianista e compositor Júlio Resende, que irá apresentar no Caixa Alfama o espectáculo inédito “Fado Ensemble”, “projecto que multiplica as possibilidades musicais do Fado a partir do piano, violoncelo, bateria e percussões”.

Júlio Resende apresenta-se no sábado no palco montado no largo das Alçarias, onde no mesmo dia actuam Paulo Bragança e o Edu Miranda Trio. Por este palco passam hoje Diogo Clemente e Miguel Ramos.

Nos dois dias as actuações começam pelas 19h30 no palco do restaurante do Museu do Fado, prevendo-se que a música soe até pouco depois da 1h00.

No palco Museu do Fado, no Largo do Chafariz de Dentro, “a antecâmara do Festival, de entrada livre, é feita pelo trinar das melhores guitarras”. Neste palco atuam, Luís Guerreiro, Pedro de Castro (hoje), Paulo Soares e José Manuel Neto (no sábado).

Pelo Palco Caixa passam António Zambujo, Marina Mota, José Gonçalez & Sangre Ibérico (hoje), Gisela João, Marco Rodrigues e o espectáculo "Os Mestres", com António Rocha, Artur Batalha, Cidália Moreira, Filipe Duarte, Maria Amélia Proença, Maria Armanda, Maria da Nazaré e Nuno Aguiar (no sábado).

Marco Rodrigues irá apresentar, pela primeira vez ao vivo, temas do novo álbum, “Copo Meio Cheio”, editado hoje. No disco, Marco Rodrigues conta com a colaboração do ‘rapper’ Boss AC que irá participar no concerto do fadista.

Em cada um dos dias do festival há um ensaio de som solidário. António Zambujo e Gisela João vão abrir o ‘soundcheck’ ao público e a receita dos bilhetes reverterá para a Associação Salvador.

“Cada ensaio tem uma lotação máxima de 100 pessoas, e quem adquirir bilhete terá a oportunidade de assistir a este momento mais intimista, num ambiente descontraído e informal, mais próximo dos artistas”, refere a organização.

Veja aqui o programa completo

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+